Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2006 - 23h23

Tremor de terra assusta cidade do interior de São Paulo

Publicidade

DANIELE SIQUEIRA
da Agência Folha

A terra tremeu na tarde de terça-feira (10) em São José do Rio Pardo (266 km ao norte de São Paulo). O abalo sísmico, de 3 graus na escala Richter, foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília às 17h05.

Considerado fraco, o tremor durou menos de dois segundos e não provocou danos materiais ou ferimentos, mas moradores das regiões mais altas da cidade telefonaram assustados para a Polícia Militar, após ouvirem um estrondo e sentirem o chão vibrar.

O Observatório Sismológico aguarda informações de estações de estudo instaladas em Minas Gerais --mais próximas, portanto, do epicentro-- para divulgar mais detalhes sobre o tremor.

De acordo com Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico, o epicentro do abalo foi localizado entre os municípios de São José do Rio Pardo e Divinolândia, onde o tremor também foi sentido, mas com menos força.

Apesar da freqüência com que os tremores vêm ocorrendo, Barros diz que a atividade sísmica no Brasil é natural e constante e que os abalos ocorridos nas últimas semanas vêm chamando a atenção apenas porque ocorreram em áreas mais densamente povoadas.

No sábado passado, um abalo de 3,3 graus na escala Richter foi registrado na divisa entre Sergipe e Alagoas, ao longo do rio São Francisco.

Na região central do Paraná, sete cidades sentiram um tremor em 4 de janeiro. Mais forte, o abalo de 4,3 graus fez tremer vidraças, derrubou objetos de prateleiras e desalinhou quadros, mas não provocou outros danos. O maior tremor já registrado no Brasil, de 6,6 graus, ocorreu em uma área desabitada de Mato Grosso, em 1955.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tremores de terra no Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página