Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2006 - 10h46

Prefeitura promete inaugurar parques municipais em SP até dia 25

Publicidade

da Folha Online

Cinco novos parques municipais deverão ser inaugurados em São Paulo em áreas desapropriadas pela prefeitura até a data do próximo aniversário da cidade, dia 25 de janeiro. Um deles ficará na avenida Paulista (centro de São Paulo), uma das principais avenidas da cidade.

Os parques estarão localizados na avenida Paulista, em Itaquera (zona leste de São Paulo), no Ipiranga e em Santo Amaro (ambos na zona sul de São Paulo).

Na avenida Paulista, o parque ocupará uma área --desapropriada em setembro de 2004-- que era ocupada por um estacionamento irregular. O terreno faz parte da massa falida do Banerj. O decreto que determinou sua desapropriação foi assinado em outubro do ano passado.

Segundo a prefeitura, a área é a última mancha de cobertura vegetal original da cidade. Em 1969, um decreto estadual a tornou patrimônio ambiental e, agora, o Condephaat (órgão estadual de proteção ao patrimônio histórico) estuda tombar a área. O Conpresp (órgão municipal de proteção ao patrimônio) a tombou movido por uma lei municipal, de 1992.

Dois parques serão implantados na região de Santo Amaro. Um deles será o Alto da Boa Vista, na rua Vigário João de Pontes. Trata-se de uma área de preservação permanente, com mata nativa e ciliar, além da nascente do córrego Poli. Hoje, o terreno está cercado por muros para evitar a descarga clandestina de entulho.

No Ipiranga, a desapropriação de duas áreas irá viabilizar a ampliação do Parque Independência.

Em Itaquera, o terreno que a prefeitura promete transformar em parque ainda não foi desapropriado. Ele abriga atualmente, ainda segundo a própria prefeitura, um centro de educação ambiental e um lago, que abrigará atividades esportivas. Um dos objetivos de implantar um parque é recuperar a mata ciliar da área.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parques municipais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página