Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2006 - 23h46

Estudantes voltam a protestar contra aumento de tarifa em MG

Publicidade

da Agência Folha

Estudantes e sindicalistas promoveram nesta quarta-feira em Juiz de Fora (MG) a quinta manifestação em uma semana contra o aumento da tarifa do ônibus, que passou de R$ 1,30 para R$ 1,55 no início do mês.

Como em atos anteriores --três deles consecutivos ao longo da semana passada e o quarto na terça-feira (7)--, houve concentração em frente à Câmara Municipal, que começou por volta das 16h.

De acordo com Giliard Gomes Tenório, coordenador de Comunicação do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), a opção pelo final da tarde foi uma tentativa de atrair para o protesto pessoas que estivessem saindo do trabalho.

Da Câmara, houve deslocamento para algumas escolas da região central. A idéia do DCE, principal organizador da manifestação, era "politizar e convocar alunos".

Segundo a Polícia Militar, cerca de cem pessoas participaram da mobilização. Para os organizadores, havia entre 300 e 350. Não houve incidentes.

"Nós só vamos voltar a negociar se a prefeitura sinalizar que irá nos atender, seja baixando o valor [atual] da tarifa, seja suspendendo o aumento", declarou Tenório. Na terça ocorreu uma reunião entre representantes dos estudantes, sindicatos e prefeitura, sem que se chegasse a um acordo.

A prefeitura alega aumento dos custos de operação do transporte para justificar o aumento da tarifa. A outra parte não concorda com o reajuste de 19,23%, que considera alto em vista dos índices de inflação.

Um novo ato está previsto para quinta-feira (9), que segundo o DCE será uma preparação para uma grande mobilização marcada para sexta (10).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos de estudantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página