Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2006 - 17h22

Mãe abandona filha recém-nascida no interior de São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Um bebê recém-nascido foi abandonado em frente a uma casa em Espírito Santo do Pinhal (202 km a norte de São Paulo) na segunda-feira (13). Segundo a polícia, a mãe da criança, de 38 anos, confessou o abandono da filha.

A menina foi encontrada por volta das 21h de ontem, no Jardim Universitário. Uma moradora da residência foi à rua depois que a campainha tocou e achou a criança enrolada em camisetas.

Segundo o delegado Sérgio Ferreira do Carmo, a mãe da criança --que não teve o nome revelado-- foi encontrada por policiais militares, logo depois de abandonar o bebê.

"Dias antes, eles [policiais] tinham ido ao bairro resolver uma briga entre outras duas filhas dela, e uma delas afirmou que a mãe estava grávida", conta o delegado. "Quando o bebê foi encontrado, os policiais procuraram mulheres grávidas no bairro e lembraram do caso", diz. "Quando foram na casa dela, ela acabou confessando", completa Carmo.

Levada à delegacia, a mãe disse em depoimento que havia escondido a gravidez do marido. "Ela não quis revelar a gestação do marido porque engravidou de outro homem, em um período em que eles estavam brigados", afirma Carmo.

Parto

Na madrugada da segunda-feira, a mãe do bebê começou a sentir a dores e realizou o parto sozinha, cortando o cordão umbilical com uma tesoura aquecida e desinfetada com álcool. Enquanto isso, seu marido dormia e não percebeu nada.

Em depoimento, a mãe afirmou que manteve a filha escondida até o marido sair de casa para trabalhar. Durante o dia, ela a amamentou e só a abandonou pouco antes do o marido voltar para casa.

De acordo com o delegado Carmo, a mãe da garota não foi presa porque "não há indício de que ela tenha atentado contra a vida da filha". "Pelo contrário, ela até cuidou da criança durante o dia todo", disse.

Mesmo em liberdade, a mãe deve responder por abandono de recém-nascido. A menina foi levada para um hospital, onde permanece nesta terça-feira. Com 2,8 kg, o estado de saúde dela é bom.

Leia mais
  • Pai encontra mulher enforcada e filho esfaqueado no DF

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre maus tratos contra crianças
  • Leia a cobertura completa sobre crimes contra crianças
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página