Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2006 - 00h49

Blocos e trios contratam guias poliglotas para turistas no Carnaval

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Preocupados em garantir a segurança dos turistas no Carnaval, os principais blocos e trios elétricos de Salvador contrataram guias poliglotas para orientar os foliões em quatro idiomas --português, inglês, espanhol e alemão.

"As informações vão desde o tempo do percurso, pontos turísticos e locais mais seguros de saída quando o trio se dispersar", disse André Silveira, diretor do bloco Eva.

Os maiores hotéis da capital baiana também adotaram uma medida preventiva para preservar a integridade dos seus hóspedes --contrataram seguranças e carros especiais, com ar-condicionado, para transportar os turistas até os trios elétricos.

"A nossa idéia é impedir que o turista se perca na multidão e corra algum risco de ser assaltado. Então, vamos levá-lo e buscá-lo todos os dias", disse Paulo Souza Campos, funcionário de um hotel localizado na orla de Salvador.

Dados da Bahiatursa (órgão oficial de turismo do Estado) revelam que cerca de 2,3 milhões de foliões devem participar da folia --do total, 800 mil são turistas nacionais e estrangeiros.

A Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador), responsável pela organização da festa, recomenda que todos os foliões andem "sempre em grupo", com pouco dinheiro e sem equipamentos caros (telefones celulares e máquinas fotográficas, por exemplo) para evitar os assaltos.

Apesar de o governo estadual anunciar a instalação de 17 câmeras em pontos estratégicos nos 25 quilômetros da folia e de colocar à disposição dos foliões cerca de 13 mil policiais, os dirigentes da Emtursa recomendam cautela para os turistas.

Especial
  • Leia a cobertura completa do Carnaval 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre o Carnaval de Salvador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página