Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 19h44

Cinco PMs vão a júri popular por chacina na Baixada Fluminense

Publicidade

da Folha Online

Cinco dos 11 PMs acusados de envolvimento na chacina ocorrida em 31 de março do ano passado na Baixada Fluminense vão a júri popular, conforme determinação da juíza Elizabeth Machado Louro, da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu (RJ).

Os PMs que vão a júri popular são José Augusto Moreira Felipe, Fabiano Gonçalves Lopes, Carlos Jorge Carvalho, Marcos Siqueira Costa e Júlio César Amaral de Paula.

Eles responderão por 29 homicídios qualificados --por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas--, uma tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

Em sua sentença, a juíza destacou que os nomes dos cinco PMs foram mencionados em várias denúncias anônimas feitas ainda no início das investigações sobre a chacina; e que vestígios de sangue de duas vítimas foram encontrados no Gol emprestado, naquele dia, a um dos PMs.

De acordo com testemunhas, os cinco PMs se reuniram em um bar de Nova Iguaçu (RJ) logo após a chacina e que um deles, Júlio César Amaral de Paula, confessou o crime.

Outros dois PMs, Gilmar da Silva Simão e Ivonei de Souza, responderão apenas por formação de quadrilha. A juíza refutou as denúncias feitas contra outros quatro PMs por falta de provas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chacinas
  • Leia o que já foi publicado sobre grupos de extermínio
  • Leia a cobertura completa sobre a chacina na Baixada Fluminense
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página