Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 21h52

Chegada de Bono do U2 a Salvador antecipa Carnaval

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador
AFRA BALAZINA
Enviada especial da Folha de S.Paulo a Salvador

Sem cantar, dançar ou subir em cima de um trio elétrico, o vocalista da banda irlandesa U2, Bono, já é a principal personagem do Carnaval de Salvador (BA), que começou oficialmente na noite desta quinta-feira, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo.

Simpático e sorridente, o músico desembarcou em Salvador na quarta-feira (22) e decretou o início da folia com 24 horas de antecedência. "Carnival begins now"(Carnaval começa agora), disse o vocalista.

Hospedados em um condomínio de luxo no litoral norte de Salvador, Bono e outros integrantes do U2 movimentaram a capital baiana.

Poucas horas depois da chegada, escoltados pela PM, os irlandeses participaram de um jantar na casa do ministro Gilberto Gil (Cultura). Ao encontro, compareceram o governador Paulo Souto (PFL), o prefeito João Henrique Carneiro (PDT) e algumas das principais atrações do Carnaval, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leite, Durval Lelis e Carlinhos Brown.

Não foram apenas os fãs que aproveitaram a presença dos integrantes do U2 para tirar fotos --por volta das 22h30, cerca de 200 pessoas, a maioria adolescentes, aguardavam a chegada dos músicos. "Esta noite sou eu quem vou pedir autógrafos", brincou o vocalista da banda Asa de Águia, Durval Lelis.

Ao chegar ao local, os integrantes da banda cumprimentaram os fãs que estavam à espera do grupo. Sorridente durante todo o tempo, Bono desceu do carro e aceitou ser fotografado ao lado dos fãs.

Bono disse em entrevista à TV Bahia (afiliada da TV Globo) que a banda está em férias e não planeja trabalhar. "Somos turistas e fãs do Carnaval." Segundo o vocalista, o U2 pode voltar em outros anos, quando tiver melhor compreensão da comemoração. "Eu quero ver e sentir o Carnaval."

Para ele, o Carnaval é mais complexo e interessante do que uma festa, que descreveu como um "festival religioso".

No começo da madrugada, os irlandeses retornaram para o condomínio onde estão hospedados e descansaram durante toda a manhã desta quinta --dois integrantes do U2, disfarçados, aproveitaram o calor de 34ºC para tomar banho de mar.

Camarote

À noite, de acordo com a assessoria do ministro Gilberto Gil, Bono e os outros integrantes do grupo deveriam comparecer ao camarote oficial do ministro para acompanhar o desfile de alguns trios elétricos.

O camarote seria aberto excepcionalmente nesta quinta, sem a presença da imprensa, apenas para abrigar os irlandeses. Também à noite, pela primeira vez na história, a entrega das chaves ao Rei Momo, evento que abre oficialmente a folia baiana, aconteceu fora do Campo Grande, a principal passarela da folia baiana.

Por determinação da prefeitura, o evento aconteceu na Liberdade, bairro que concentra o maior índice de população afrodescendente da Bahia.

Insegurança

Apesar de a Secretaria da Segurança Pública anunciar a presença de 21 mil policiais civis e militares nas ruas de Salvador durante a festa momesca, 17 turistas recém-chegados à cidade foram assaltados e perderam carteiras, celulares e abadás, que haviam comprado para sair em blocos.

Foram dois ataques. O primeiro aconteceu na noite de quarta, quando nove estudantes de Cuiabá (MT) perderam os abadás.

Na manhã desta quinta, oito turistas, cariocas e mineiros, também foram assaltados. Eles tinham acabado de desembarcar no aeroporto de Salvador e pegaram um microônibus para chegar ao centro da cidade, a cerca de 25 quilômetros do terminal. No bairro de São Cristóvão, perto do aeroporto, dois homens entraram no carro e anunciaram o assalto.

Dados da Bahiatursa (empresa de turismo do Estado) revelam que cerca de 2 milhões de pessoas estão participando do Carnaval de Salvador. Do total, 430 mil são turistas do Brasil e de outros 40 países.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o U2 no Brasil
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página