Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 22h21

Olinda abre Carnaval com decoração em centro histórico

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Com a inauguração da decoração carnavalesca no centro histórico de Olinda (PE), a prefeita Luciana Santos (PC do B) abriu oficialmente nesta quinta-feira o Carnaval na cidade.

A festa, que atrai cerca de um milhão de pessoas, terá como tema neste ano a conquista, pelo município, do título de primeira capital brasileira da cultura, concedido pelo Ministério da Cultura e pela ONG CBC (Capital Brasileira da Cultura).

A decoração une elementos da cultura local com peças simbólicas dos 27 Estados. Há bonecos gigantes, totens e máscaras. A ornamentação forma um corredor cenográfico que começa na entrada da cidade, passa pelo centro histórico e termina nas praças localizadas quase à beira-mar.

A festa começou com shows de artistas pernambucanos, como Alceu Valença e Quinteto Violado. Mas as maiores atrações ainda são os blocos e troças que, em seus desfiles, arrastam milhares de pessoas nas ladeiras de Olinda.

Segundo estimativa da prefeitura, participarão neste ano 535 agremiações. A atração desta quinta foi o bloco O Vassourão, formado por garis, que saiu pela manhã para promover a lavagem simbólica das ruas e ladeiras que integram o corredor da folia.

Animados por uma orquestra de frevo e um boneco gigante, os garis utilizaram no trabalho 50 mil litros de água misturados com essência de eucalipto. Participantes, que desde janeiro acompanham as prévias carnavalescas na cidade, dançaram e seguiram o bloco por cerca de duas horas.

Até a Quarta-Feira de Cinzas, fiscais da prefeitura intensificarão a fiscalização para impedir a formação de pólos particulares de folia que utilizam som mecânico nas ruas. A alegação é que esses grupos dificultam a passagem dos blocos carnavalescos e atrapalham as orquestras de frevo.

Na sexta-feira (24) será a vez de Recife abrir oficialmente seu Carnaval. A cerimônia será no marco zero, onde cerca de 500 batuqueiros de 11 grupos de maracatu tocarão com a Banda Sinfônica da cidade. O percussionista Naná Vasconcelos vai comandar o show.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval em Olinda
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página