Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2006 - 01h25

Gaviões pode perder até 6 pontos por irregularidades no desfile

Publicidade

da Folha Online

A Gaviões da Fiel, que abriu por volta das 23h25 desta sexta-feira o primeiro dia de desfiles do Carnaval de São Paulo, pode perder até seis pontos por estourar em um minuto e dez segundos o tempo estabelecido --que é de 65 minutos--, por merchandising e por usar o símbolo do Corinthians durante o desfile.

Pertencente ao Grupo Especial de Escolas de Samba Esportivas, a Gaviões conseguiu na Justiça desfilar e concorrer ao título pelo Grupo Especial.

R.Cavallari/Folha Imagem
Gaviões da Fiel abriu o primeiro dia de desfiles em SP
Gaviões da Fiel abriu o primeiro dia de desfiles em SP
Campeã em 2005 no Grupo de Acesso, a Gaviões, neste ano, apresentou o enredo "Asas da Fascinação", uma homenagem ao centenário do 14 Bis, para mostrar o desejo e o sonho que o homem sempre teve de voar.

Com cerca de 3.800 componentes em 23 alas, o desfile abordou o tema por meio de anjos e pássaros, além de destacar o trabalho do brasileiro Santos Dumont (1873-1932), o inventor do 14 Bis. A escola também destacou a conquista espacial do homem e a viagem à Lua.

Além de Dumont, a Gaviões prestou uma homenagem a grandes inventores que também desejaram voar. A lista da Gaviões incluiu Leonardo Da Vinci (1452-1519) e o padre-aviador Bartolomeu de Gusmão (1685-1724).

Apesar de ninguém sair literalmente voando, a escola garantiu inovações na passarela. Um dos carros trouxe, por exemplo, um ônibus espacial com cerca de 90 integrantes.

Em 2005, a Gaviões apostou no enredo "sacudir a poeira" e "dar a volta por cima". Apesar de alguns problemas, como um atraso de 25 minutos devido a uma série de falhas no eixo de direção do carro abre-alas, a escola contornou os problemas e conquistou a vitória.

Desfiles

Depois da Gaviões, a Rosas de Ouro entrou no sambódromo. Hoje, ainda passam pela avenida Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

No sábado (25), desfilam Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera, Mancha Verde e X-9 Paulistana.

Pertencente ao Grupo das Escolas Esportivas, a Mancha foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações.

O tempo mínimo de cada desfile é de 55 minutos, e o máximo de 65 minutos.

Leia mais
  • Rosas de Ouro luta pela igualdade racial no Anhembi
  • Gaviões da Fiel corre para encerrar desfile no Anhembi
  • Gaviões abre Carnaval de São Paulo com homenagem ao 14 Bis
  • Saiba o que abre e o que fecha em São Paulo no Carnaval

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página