Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 02h18

Águia de Ouro levanta bandeira pelas crianças no Anhembi

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online

A escola Águia de Ouro aproveita o Carnaval para fazer uma crítica e discutir um tema polêmico: a violência contra as crianças. A escola, a quarta a desfilar no segundo dia do Carnaval de São Paulo, entrou no sambódromo do Anhembi por volta das 2h15 deste domingo.

Com o enredo "Não Tem Desculpas", o carnavalesco Victor Santos irá abordar a agressão, pornografia e tráfico envolvendo crianças. Até o triste episódio do bebê que foi atirado pela mãe em um lago em Belo Horizonte, em Minas Gerais, será incorporado ao tema. "Queremos cantar algo necessário", diz Santos.

Para suavizar o tema que é pesado, o carnavalesco usará os vilões dos contos de fadas, como o Lobo Mau de "Chapeuzinho Vermelho", a bruxa de "A Branca de Neve e os Sete Anões" e os tenebrosos piratas, como o Capitão Gancho, do clássico Peter Pan.

Quem será citado durante a apresentação é o escritor Monteiro Lobato. A Cuca, sua personagem do "Sítio do Picapau Amarelo" que tira o sono das crianças, virá no segundo carro da escola. Ela tentará agarrar os foliões que estarão no chão por meio de um efeito especial do carro alegórico.

A agremiação conta com 3.500 integrantes em 22 alas.

No ano passado, a Águia de Ouro levantou a arquibancada do Anhembi falando sobre desigualdade social com o enredo "O Pão Nosso de cada Dia". No refrão, a escola pedia solidariedade e falava sobre a fome. A escola, porém, ficou em décimo lugar na classificação.

Desfiles

Antes da Águia de Ouro, passaram pelo sambódromo a Peruche, a Tom Maior e a Acadêmicos do Tucuruvi. Depois, desfilam Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera, Mancha Verde e X-9 Paulistana.

Pertencente ao Grupo das Escolas Esportivas, a Mancha foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações, mas não disputa o título pelo grupo.

Ontem desfilaram Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

Leia mais
  • Acadêmicos do Tucuruvi inova na avenida
  • Tom Maior conta história do Piauí no sambódromo
  • Com fantasias exuberantes, Unidos do Peruche encerra desfile no Anhembi

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página