Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 03h16

Com samba animado, Águia de Ouro dá leveza a tema polêmico

Publicidade

da Folha Online

A escola Águia de Ouro apresentou neste domingo o samba-enredo mais acelerado que passou pelo sambódromo neste segundo dia do Carnaval de São Paulo. O ritmo rápido de "Não tem desculpas", as fantasias e o visual dos carros alegóricos deram leveza a um tema polêmico: a violência contra as crianças.

Além de inovar em relação ao tema abordado, a escola também apresentou novidades durante o recuo da bateria --quando os integrantes, apresentando uma coreografia elaborada, ajoelharam para o público.

Outras surpresas ficaram por conta de bailarinas que se apresentaram com sapatilhas de ponta, além da porta-bandeiras e mestre-sala, fantasiados de Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau.

Entre os carros alegóricos, havia um que homenageava o escritor Monteiro Lobato. Nele, a Tia Anastácia aparecia dentro da boca da Cuca, representando a eterna batalha entre os personagens bons e maus. Outro carro se referia à criança recém-nascida que foi abandonada na lagoa da Pampulha (MG) --ele mostrava uma sereia salvando um bebê. Para representar os perigos da internet, a escola criou um carro parecido com uma teia de aranha.

"Queremos cantar algo necessário", afirmou o carnavalesco Victor Santos, justificando a escolha do tema do samba-enredo. A agremiação conta com 3.500 integrantes em 22 alas.

No ano passado, a Águia de Ouro levantou a arquibancada do Anhembi falando sobre desigualdade social com o enredo "O Pão Nosso de cada Dia". No refrão, a escola pedia solidariedade e falava sobre a fome. A escola, porém, ficou em décimo lugar na classificação.

Desfiles

Antes da Águia de Ouro, passaram pelo sambódromo a Peruche, a Tom Maior e a Acadêmicos do Tucuruvi. Depois, desfilam Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera, Mancha Verde e X-9 Paulistana.

Pertencente ao Grupo das Escolas Esportivas, a Mancha foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações, mas não disputa o título pelo grupo.

Ontem desfilaram Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

Leia mais
  • Acadêmicos do Tucuruvi inova na avenida
  • Tom Maior conta história do Piauí no sambódromo
  • Com fantasias exuberantes, Unidos do Peruche encerra desfile no Anhembi

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página