Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 03h23

Unidos de Vila Maria homenageia transportadores de cargas

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online

A escola Unidos de Vila Maria abordará em seu enredo um profissional que quase não é lembrado na correria do dia-a-dia: os transportadores rodoviários. A escola entrou no sambódromo de São Paulo por volta das 3h20.

Ao celebrar o samba "Em Minhas Costas o Brasil Carreguei, nas Minhas Rodas o País Levantei....com o Futuro Eu Sonhei", eles mostram que sem esses trabalhadores a cidade entraria em colapso.

"Vamos mostrar como começou o transporte de carga no país e, claro, falar do excesso de pedágios e da má condição das estradas que atrapalham esse tipo de trabalho hoje", diz o carnavalesco Wagner Santos.

Se no ano passado a escola --que ficou na quarta posição-- fez uma ironia com a vida dos brasileiros e o universo do circo, em 2006 os integrantes pretendem falar mais uma vez de um tema sério com bom humor --hábito que está se tornando cada vez mais comum na agremiação.

O carro abre-alas já surpreende, segundo o carnavalesco. Ele terá 100 metros. "Vamos começar com a chegada dos franceses no Brasil e negociação envolvendo o pau-brasil. Passamos então pela proclamação da independência até os dias atuais", afirma Santos.

Como a mula sempre representou um dos mais comuns meios de transporte no país, a escola também prestará uma homenagem ao animal. Para representar o futuro, haverá máquinas ultramodernas.

Com apoio financeiro dos Sindicato dos Transportadores de Cargas, a escola conta com 4.500 integrantes em 30 alas.

Desfiles

Antes da Unidos de Vila Maria, passaram pelo sambódromo a Peruche, a Tom Maior, a Acadêmicos do Tucuruvi e a Águia de Ouro. Depois, desfilam Leandro de Itaquera, Mancha Verde e X-9 Paulistana.

Pertencente ao Grupo das Escolas Esportivas, a Mancha foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações, mas não disputa o título pelo grupo.

Ontem desfilaram Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

Leia mais
  • Acadêmicos do Tucuruvi inova na avenida
  • Tom Maior conta história do Piauí no sambódromo
  • Com fantasias exuberantes, Unidos do Peruche encerra desfile no Anhembi

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página