Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2006 - 09h07

Serra tem sua melhor avaliação no cargo

Publicidade

ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo

O prefeito José Serra (PSDB) alcança seu maior índice de aprovação pela população da cidade de São Paulo depois de completar um ano e dois meses de mandato.

Pesquisa Datafolha realizada no final da semana passada apontou que 44% dos moradores paulistanos consideravam sua administração ótima ou boa, 35%, regular e 20%, ruim ou péssima.

Esses são os números mais favoráveis ao tucano desde que ele assumiu a prefeitura, mas com pequenas variações em relação ao levantamento de dezembro do ano passado, quando Serra somava 41% de ótimo/bom, 35% de regular e 23% de ruim/péssimo.

A oscilação de três pontos para cima na aprovação e três para baixo na reprovação em relação à última pesquisa fica dentro do limite da margem de erro, mas, de acordo com a análise do diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, aliada a outros resultados, pode ser considerada como indicação de uma "discreta melhora".

O levantamento foi feito depois da desistência de Serra de deixar a prefeitura para concorrer à Presidência em 2006 pelo PSDB, em meio a uma disputa no partido travada com Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.

A nota média atribuída pelos entrevistados à administração de Serra saltou de 5,6 para 6.

A melhoria na avaliação de seu governo ocorreu principalmente entre os que têm renda familiar mensal maior que dez salários mínimos (alta de dez pontos percentuais de ótimo/bom), entre os homens (alta de sete pontos), entre os mais jovens, de 16 a 25 anos (alta de seis pontos), e entre os que têm nível superior de escolaridade (alta de seis pontos).

A principal variação negativa se deu entre os moradores com renda de cinco a dez salários mínimos. Nesse segmento, saltaram de 18% para 26% os que consideram a gestão Serra ruim ou péssima. A aprovação geral do prefeito do PSDB mantém uma curva de crescimento a partir do segundo semestre de 2005.

Quando tinha apenas cem dias de mandato, a avaliação de Serra pela população era a pior desde a administração Jânio Quadros (1986-1988), sendo considerado bom/ótimo por só 20%, regular por 35% e ruim/péssimo por 37%.

A situação começou a mudar em julho, quando a sua aprovação saltou de 20% para 30%. Em dezembro, subiu de novo, para 41%.

No 15º mês de governo, a situação é bem diferente da de quase um ano atrás. O desempenho do tucano é superior ao da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) num período equivalente --em 21 de fevereiro de 2002, ela tinha 25% de ótimo/bom, 35% de regular e 38% de ruim/péssimo, contra os atuais 44%, 35% e 20% de Serra.

Ele também supera a aprovação das demais gestões na Prefeitura de São Paulo --a partir da de Jânio Quadros-- quando elas tinham só um ano de mandato.

Visibilidade

Paulino, do Datafolha, diz não haver elementos na pesquisa para apontar se a decisão de Serra de não disputar a Presidência da República pelo PSDB --que lançou Alckmin na terça-feira passada-- teve algum impacto na avaliação dos moradores de São Paulo.

Uma parcela da população, de qualquer forma, condenava a possibilidade de ele sair do atual cargo com essa pretensão.

Os novos resultados do Datafolha também aparecem em meio à visibilidade de algumas "vitrines" do governo tucano, lançadas ou intensificadas a partir do final de 2005 --ou seja, no intervalo entre a última pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, e a atual.

O programa de recapeamento de ruas e avenidas, por exemplo, já havia começado no segundo semestre do ano passado, porém foi intensificado e teve maior repercussão nos últimos meses.

Ainda que tenha sido alvo de críticas devido a problemas no trabalho realizado em alguns lugares e à falta de sinalização do trânsito, esse tipo de obra no asfalto de mais de 200 km de vias da capital paulista costuma ser visto com bons olhos principalmente por quem anda de automóvel.

Em 30 de dezembro de 2005, Serra também inaugurou uma de suas principais promessas de campanha: a integração do bilhete único dos ônibus nos trens e no metrô, com tarifa de R$ 3, inicialmente só em algumas estações.

Por outro lado, a gestão tucana enfrentou uma crise no transporte há duas semanas, com uma paralisação parcial dos motoristas e cobradores de ônibus na madrugada do dia 7, terça-feira.

Pesquisa

A pesquisa Datafolha sobre a avaliação da administração José Serra (PSDB) foi realizada nos dias 16 e 17 deste mês. O instituto fez 1.090 entrevistas com moradores da cidade de São Paulo acima de 16 anos de idade.

O levantamento é feito por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados.

A pesquisa tem margem de erro máxima de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95% --isso significa que, se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro.

Leia mais
  • Hoje, Serra vence eleição ao governo de SP no 1º turno
  • Lula fica estável e Alckmin sobe, mostra nova pesquisa Datafolha
  • Rejeição a Lula cresce, mas nota do governo fica estável

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página