Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2006 - 12h45

Um em cada três estudantes já viu uma arma na escola, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

A presença de armas nas escolas públicas é familiar para alunos e professores, segundo a pesquisa "Cotidiano das Escolas: Entre Violências". O estudo foi divulgado ontem (25) no Fórum Mundial de Educação, em Nova Iguaçu, no Rio.

De acordo com o levantamento, 35% dos alunos e 29% dos adultos já viram algum tipo de arma na escola. As armas brancas (facas, canivetes, punhais etc) são as mais comuns. Ainda assim, 12% dos estudantes já viram uma arma de fogo no colégio. Esse número cai para 10% quando a pergunta é feita para um adulto.

A pesquisa também revela que 3% dos estudantes ouvidos admitiram ter levado um canivete para a escola, e apenas 1% assume ter portado revólver. Aqueles que assumiram o comportamento disseram que se trata de uma forma de proteção e que não tinham intenção de praticar algum crime.

O estudo foi realizado em escolas públicas urbanas, estaduais e municipais, com pelos menos 500 alunos. Foram entrevistados, em 2003, 9.744 alunos e 1.678 adultos de cinco capitais capitais (Belém, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) e do Distrito Federal.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fórum Mundial de Educação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página