Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2006 - 18h44

Detentos de dois CDPs promovem motins em SP; há reféns

Publicidade

da Folha Online

Dois CDPs (Centros de Detenção Provisória) de São Paulo registraram motins nesta segunda-feira. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária negou ter dados precisos sobre as circunstâncias dos motins e possíveis motivações.

Os motins ocorrem no CDP 1 de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), onde três agentes de segurança penitenciária são mantidos reféns, e em Taubaté (130 km a nordeste de São Paulo).

Em Pinheiros, segundo a secretaria, o motim --que ainda não foi classificado como rebelião-- começou por volta das 15h. Os detentos negociam com a diretoria da unidade a libertação dos reféns. O CDP tem capacidade para 520 presos, mas abriga 827.

Em Taubaté, o tumulto começou por volta das 14h45. A unidade comportaria até 768 presos, mas abriga 1.336.

Domingo

No domingo (26), um preso da penitenciária 3 de Hortolândia (167 km a noroeste de São Paulo) morreu após ser baleado durante uma tentativa de fuga. Ele e outros 15 presos tentaram fugir de uma cela do pavilhão 2 da unidade por meio de um túnel. Somente um deles conseguiu.

De acordo com a secretaria, os presos não fugiram pois foram flagrados por guardas de muralha quando estavam do lado externo da cadeia. No total, sete foram baleados. Três deles foram levados para o hospital, onde um permanece internado em estado grave.

Depois da fuga frustrada, os presos mantiveram seis agentes penitenciários reféns. A rebelião só terminou por volta das 11h.

O mesmo ocorreu em Riolândia (562 km a noroeste de São Paulo), também no domingo. Presos tentaram fugir da unidade e, ao serem impedidos, iniciaram uma rebelião. Dois agentes foram mantidos reféns. Três presos acabaram sendo transferidos.

Leia mais
  • Obras causam congestionamento na marginal Pinheiros
  • CET implanta zona azul na praça Charles Miller
  • Acidentes deixam 5 feridos e prejudicam trânsito na Fernão Dias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre rebeliões de presos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página