Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 01h15

Salvador transforma forte em centro cultural

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Construído em 1650 para proteger Salvador (BA) --à época, capital brasileira-- de invasões estrangeiras, o Forte de São Marcelo vai se transformar em mais uma opção cultural e turística.

Depois de sete meses de obras, o forte será reaberto a partir de quarta-feira (29), oferecendo aos visitantes um auditório, museus, lojas de produtos culturais e um espaço para eventos.

Em comemoração à revitalização do espaço, que serviu de prisão para o chefe farroupilha Bento Gonçalves, pelo menos 500 convidados acompanham na noite de quarta uma apresentação especial da cantora Maria Bethânia.

As obras de infra-estrutura realizadas no forte consumiram R$ 650 mil, valor bancado pela Prefeitura de Salvador. Uma empresa privada pagou os custos de instalação do museu e vai se responsabilizar pela manutenção do forte.

Os técnicos realizaram uma limpeza para a retirada de fungos e de mofos, revestiram com argamassa toda a área construída e pintaram todas as instalações. Também foram recuperadas as instalações elétrica e hidráulica e instalada uma iluminação cênica, para facilitar a visibilidade do forte durante a noite.

Tiros

O coronel Anésio Ferreira Leite, diretor da Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares, disse que a próxima etapa dos trabalhos é restauração das pedras da base da construção que estão submersas.

"Com isso, não podemos dar tiro de canhão, o que é uma pena, pois o forte funcionava como uma espécie de relógio. Às 4h, um canhão disparava para acordar a população, e às 21h, outro tiro era dado para avisar que estava na hora de dormir."

A partir de quarta, um barco com capacidade para transportar até 30 pessoas estará colocado à disposição dos visitantes. O acesso ao forte, que demora em média três minutos, vai custar R$ 10.

Tombado desde 1938 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), o Forte de São Marcelo foi construído depois que os holandeses invadiram a Bahia, em 1624. "A recuperação do forte é mais um presente antecipado para o aniversário de Salvador [a cidade completa 457 anos de fundação amanhã]", disse o prefeito João Henrique Carneiro (PDT).

Leia mais
  • Justiça obriga mulher atropelada a indenizar motoqueiro no RS
  • PM é suspeito de atirar bomba em morador de rua em Minas
  • Polícia prende suspeitos de tentar extorquir ator com celular roubado
  • Militares pedem prisão de civil em caso de roubo em quartel no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre turismo em Salvador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página