Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2006 - 21h21

Mangueira cai e deixa seis feridos no PA; houve corte de água e luz

Publicidade

DANIELE SIQUEIRA
da Agência Folha

A queda de uma mangueira deixou seis pessoas feridas no final da tarde de quinta-feira (30) no bairro Nazaré, na região central de Belém (PA). O caso mais grave foi o de um homem que, ao tentar proteger a família com o corpo, teve fraturas nos braços e nas pernas.

Uma criança também foi atingida pelos galhos, mas sofreu apenas escoriações leves, segundo o Corpo de Bombeiros.

A Secretaria do Meio Ambiente de Belém não sabia a causa da queda. Como a árvore parecia saudável e tinha passado por manutenção recente, a hipótese mais provável, para a secretaria, é que a mangueira tenha caído devido ao rompimento de uma tubulação de água, causada pelas chuvas. O órgão deve divulgar laudo na semana que vem.

Para a Companhia de Saneamento do Pará, a árvore caiu por causa da chuva forte, e o movimento das raízes durante a queda é que rompeu a tubulação. A mangueira, plantada no início do século passado, atingiu postes de energia elétrica, carros estacionados, uma barraca de lanches e o gradil de um posto de saúde.

Um dos carros, segundo o Corpo de Bombeiros, foi praticamente destruído. Cerca de 500 casas ficaram sem energia elétrica até o meio da tarde desta sexta. Durante a manhã, também faltou água no quarteirão em que a árvore caiu, e o trânsito só foi liberado às 14h.

Uma equipe de 65 pessoas da Secretaria do Meio Ambiente trabalhou até a meia-noite de quinta para retirar a árvore tombada, que tinha mais de 20 metros de altura. Mas os trabalhos continuaram durante toda a manhã desta sexta. A secretaria solicitou que a interrupção da energia elétrica fosse mantida, para remover outra mangueira próxima, que ameaçava cair, e podar galhos de uma terceira árvore.

As mangueiras são numerosas em Belém e formam "túneis verdes" em algumas ruas, conforme a Secretaria do Meio Ambiente. Na avenida em que houve a queda, há apenas mangueiras isoladas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, acidentes menos graves, provocados pela queda de mangas, são relativamente freqüentes na cidade.

Leia mais
  • Corte de água afetará mais de 400 mil por mais de dois dias em SP
  • Moradores da favela protestam e fecham pistas da Fernão Dias
  • Prefeitura quer faixas para caminhões na avenida dos Bandeirantes
  • Sindicato diz que uso de engate será livre; Denatran não confirma

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre quedas de árvores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página