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01/04/2006
-
20h43
da Folha Online
A Câmara Temática de Assuntos Veiculares decidiu ontem (31) sugerir ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que admita o uso de engates fixos em veículos que tenham Certificado de Segurança Veicular, emitido pelos Detrans, e autorização do fabricante do carro.
De acordo com a regulamentação sugerida pela câmara, o fabricante deve especificar, além do tipo de veículo que poderá ter o engate, o limite de peso bruto total a ser tracionado.
A decisão será encaminhada ao Contran após o dia 19, quando será finalizado o texto da proposta. Caberá ao conselho aceitar ou não as sugestões para que as regras comecem a vigorar. Não há prazo para que a decisão seja tomada.
Mesmo assim, após a aprovação, os donos de veículos terão prazo para se adaptar. Por enquanto, o uso do engate fixo continua liberado.
Proibição
Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo no mês passado mostrava que o governo Lula analisava uma legislação para proibir os engates fixos. Eles acabaram virando moda no país por razões estéticas ou para proteção contra pequenas batidas, principalmente na hora de estacionar.
A avaliação era que a utilização inadequada do dispositivo, sem a finalidade de reboque, tem agravado as conseqüências de acidentes --por exemplo, machucando pedestres ou provocando danos maiores (que o normal) em outros veículos, em caso de pequenas batidas.
Na quinta-feira (30), representantes dos trabalhadores, fabricantes adiantaram que o uso dos engates não seria proibido.
"Foi uma vitória dos trabalhadores. A pressão da CNTM (Confederação dos Trabalhadores Metalúrgicos), da Força Sindical, e dos empresários contribuiu muito para esta decisão", afirmou Eleno Bezerra, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Com Folha de S.Paulo
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Leia o que já foi publicado sobre engates
Câmara propõe restrição ao uso de engates fixos em carros
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A Câmara Temática de Assuntos Veiculares decidiu ontem (31) sugerir ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que admita o uso de engates fixos em veículos que tenham Certificado de Segurança Veicular, emitido pelos Detrans, e autorização do fabricante do carro.
De acordo com a regulamentação sugerida pela câmara, o fabricante deve especificar, além do tipo de veículo que poderá ter o engate, o limite de peso bruto total a ser tracionado.
A decisão será encaminhada ao Contran após o dia 19, quando será finalizado o texto da proposta. Caberá ao conselho aceitar ou não as sugestões para que as regras comecem a vigorar. Não há prazo para que a decisão seja tomada.
Mesmo assim, após a aprovação, os donos de veículos terão prazo para se adaptar. Por enquanto, o uso do engate fixo continua liberado.
Proibição
Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo no mês passado mostrava que o governo Lula analisava uma legislação para proibir os engates fixos. Eles acabaram virando moda no país por razões estéticas ou para proteção contra pequenas batidas, principalmente na hora de estacionar.
A avaliação era que a utilização inadequada do dispositivo, sem a finalidade de reboque, tem agravado as conseqüências de acidentes --por exemplo, machucando pedestres ou provocando danos maiores (que o normal) em outros veículos, em caso de pequenas batidas.
Na quinta-feira (30), representantes dos trabalhadores, fabricantes adiantaram que o uso dos engates não seria proibido.
"Foi uma vitória dos trabalhadores. A pressão da CNTM (Confederação dos Trabalhadores Metalúrgicos), da Força Sindical, e dos empresários contribuiu muito para esta decisão", afirmou Eleno Bezerra, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Com Folha de S.Paulo
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