Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 04h02

Situação é tensa na Febem do Tatuapé

Publicidade

RACHEL AÑÓN
da Agência Folha

A situação é tensa na Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) do complexo Tatuapé, na zona leste de São Paulo, onde desde às 22h de ontem ocorre uma rebelião. O sindicato dos funcionários da fundação aponta que, pelo menos, 20 funcionários são mantidos reféns.

Segundo a PM (Polícia Militar) e a assessoria de imprensa da Febem, o motim começou com uma briga entre dois internos da ala 12. O conflito se espalhou para as alas 1, 5, 14, 15 e 23, atingindo assim, todo o circuito grave --onde estão alojados menores reincidentes de delitos grave, de 18 a 21 anos. A ala 39 não teria aderido ao rebelados.

No decorrer da madrugada, os internos quebraram muros e derrubaram as grades das unidades, agitando outros internos a aderirem a rebelião.

Até às 3h de hoje, dois funcionários ficaram gravemente feridos após pularem do telhado, para fugir dos adolescentes. Um deles quebrou as duas pernas. Um menor também foi ferido gravemente. Os três foram socorridos no Pronto-Socorro do Hospital da região.

De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde, um dos funcionários da Febem e o menor já foram medicados e liberados, enquanto que o funcionário que quebrou as duas pernas passa por cirurgia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 22h de ontem para apagar um incêndio causado pelos adolescentes. Os menores subiram nos telhados e atearam fogo em vários colchões.

Cada uma das alas da Febem do Tatuapé abriga entre 80 e 100 menores.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o complexo Tatuapé
  • Leia a cobertura completa sobre a Febem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página