Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2006 - 22h01

Pior frente fria do ano atinge neste domingo São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Uma forte frente fria deve atingir a partir deste domingo o Estado de São Paulo e várias localidades da região Sul e Sudeste do país. A previsão é de queda acentuada nas temperaturas, além de geadas no campo e ressacas no mar.

A frente fria veio da Argentina e já provoca queda de 10º C na Serra Gaúcha. No Estado de São Paulo, segundo previsão do Inmet, a temperatura pode cair para 9º C neste domingo. as estimativas são de mais frio ainda no início da próxima semana. O instituto prevê mínima de 6º C na terça-feira (18).

Na região Sudeste, os primeiros efeitos da frente fria serão o aumento da nebulosidade e os ventos de rajada. Segundo o coordenador do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Luiz Carlos Austin, também pode ocorrer geada no sul do país.

Para Austin, o fenômeno caracteriza a passagem do outono para o inverno no Sul e Sudeste do país. "Esta é a primeira entrada clássica do processo de transição do outono para inverno. Convivemos com poucas chances de isso ocorrer nesta estação, mas não é impossível que aconteça", disse Austin.

Segundo ele, o sistema causa acentuadas quedas da temperatura em razão da entrada do ar frio do sul em direção ao sudeste.

"Esse sistema penetra bem pelo continente, chegando até o sul do Estado do Mato Grosso e em algumas áreas da bacia amazônica, podendo causar as famosas friagens. Daqui para frente a tendência é que essas frentes frias sejam mais freqüentes no território nacional", disse.

Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, está prevista para a próxima segunda-feira (17) a maior ressaca do ano, com ondas de até três metros. A área atingida se estende do litoral de Santos, em São Paulo, até Cabo Frio, na região dos Lagos fluminense.

Com agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pela chuva
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página