Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2006 - 14h43

Entidades promovem vigília contra Febem em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Representantes de 25 entidades de defesa de direitos humanos iniciam às 20h desta terça-feira uma vigília em frente ao complexo Tatuapé da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), na zona leste de São Paulo. A manifestação pretende lembrar violações ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ocorridas nas unidades da fundação. A data foi escolhida porque coincide com o aniversário da instituição.

Às 21h, o padre Julio Lancellotti, da pastoral do menor, e o bispo dom Pedro Luiz Stringhini devem realizar um culto em frente ao complexo. Em seguida, os manifestantes devem seguir em direção a um presídio onde 131 internos são mantidos.

Segundo a Febem, a instituição foi fundada em 1973, com o nome de Funabem, mas passou a ter o nome atual em 1976, por isso não há programação oficial. A fundação foi procurada, por meio de sua assessoria de imprensa, mas não quis comentar a vigília.

Tatuapé

O aniversário da Febem é marcado pelas denúncias às quais a instituição responde junto à OEA (Organização dos Estados Americanos). As acusações foram feitas por organizações de defesa dos direitos humanos, afirmando que violações ao ECA são comuns e que o Estado não tem tomado as providências necessárias.

A fundação também vive a expectativa de desativação do complexo do Tatuapé, iniciada neste ano. O processo dependa da entrega de 19 novas unidades que estão sendo construídas no Estado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos contra a Febem
  • Leia a cobertura completa sobre a Febem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página