Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2006 - 08h55

Polícia prende em São Paulo um dos líderes do PCC

Publicidade

da Folha Online

Policiais civis do Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos) prenderam na noite de terça-feira (26) Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior, 24, irmão de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital). De acordo com a polícia, Camacho Júnior dividia com o irmão o comando da facção criminosa e era o líder do grupo mais procurado no país.

Camacho Júnior foi localizado no Tatuapé (zona leste de São Paulo) por policiais da 1ª Delegacia do Nape (Núcleo de Apoio e Proteção às Escolas), que investigavam o irmão de Marcola havia dois anos. Os investigadores queriam flagrar o acusado com cocaína.

"Pelo que investigamos, o preso, segundo homem na hierarquia do PCC, é extremamente cauteloso e organizado", disse o delegado divisionário do
Nape, Fábio Guimarães.

Apesar das acusações, Camacho Júnior não possui na ficha criminal nenhuma passagem por tráfico de drogas. Ele estava foragido da Justiça, condenado por assaltos.

PCC

De acordo com o Denarc, Camacho Júnior foi um dos protagonistas da fuga do complexo do Carandiru, em 26 de novembro de 2001, quando cerca de cem detentos escaparam por meio de um túnel.

Ele é acusado de ser o responsável pela compra e distribuição de armamentos para integrantes do PCC. As armas seriam trazidas para o Brasil junto com carregamentos de cocaína, vindos da Colômbia e da Bolívia, afirma o Denarc.

Camacho Júnior é apontado como o homem que liderava o PCC fora das cadeias. Teria relacionamento com o CV (Comando Vermelho), no Rio, e seria amigo de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marcola
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página