Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2006 - 17h39

Hospital da USP registra 50 casos de vírus respiratório em crianças

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 50 crianças foram atendidas nos últimos dois meses no Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo) infectadas por VSR (Vírus Sincicial Respiratório).

O hospital, localizado no Butantã (zona oeste de São Paulo), registrou 70 casos de infecção por VSR entre março e julho do ano passado. O vírus provoca doenças respiratórias, sobretudo em bebês e crianças de até um ano.

"O pico de incidência é registrado nos meses de maio e junho.
Isso significa que provavelmente haverá um número de casos este ano", disse a professora de Pediatria da USP e pediatra do hospital, Sandra Vieira.

Os principais sintomas em crianças infectadas são tosse, chiado no peito e falta de ar. Segundo a pediatra, não se trata de uma situação sem controle. "O VSR já é conhecido, causa infecções todos os anos nos meses de outono e inverno. A novidade é que identificamos um subtipo diferente, responsável por 70% das infecções registradas", afirmou Sandra.

A pediatra orienta as mães a evitarem exposição de crianças à fumaça de cigarros e o contato com pessoas com gripe. Não há vacina nem remédio específico contra o VSR.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre doenças respiratórias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página