Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 12h59

Denarc prende chefe do cartel de Bogotá com 100 kg de cocaína

Publicidade

da Folha Online

O Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) prendeu no último sábado (13) o chefe do cartel de Bogotá, o engenheiro civil colombiano Jaime Adolfo Atehortua, 45. Ele foi preso em flagrante com 100 kg de cocaína em uma chácara de Jundiaí (60 km de SP).

Segundo policiais do Nape (Núcleo de Apoio e Proteção às Escolas), Atehortua distribuía no Brasil cocaína trazida da Bolívia. "Essa era umas principais quadrilhas de traficantes do cartel de Bogotá, em atividade no Brasil", afirmou o delegado titular do Nape, Fábio Guimarães. Segundo eles, as investigações duraram quatro meses.

Além do chefe do cartel, um colombiano, um chileno e três brasileiros foram presos durante a ação. Há cerca de 20 anos, um dos detidos, o mecânico Israel Varela de Araújo, 46, trabalha como o responsável pela logística do transporte da droga.

Segundo o Denarc, o engenheiro civil já cumpriu pena por tráfico de drogas em países da Europa. "Este traficante colombiano está impedido de entrar em qualquer nação européia", disse o diretor do departamento, Emílio Françolim.

Leia mais
  • Facções controlam venda de drogas em 96% das favelas do Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tráfico de drogas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página