Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 22h04

Pernambuco prende sete supostos integrantes do PCC

Publicidade

da Agência Folha
Colaboração para a Agência Folha, em Campo Grande

A Polícia Civil de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira a prisão de sete supostos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital). O grupo foi flagrado na noite de domingo (14), quando se preparava para incendiar quatro ônibus.

Com os suspeitos, a polícia encontrou cerca de três litros de gasolina, um revólver com seis balas e um isqueiro. Também foi apreendida uma motocicleta que seria utilizada nos ataques.

Dos sete presos, três são pernambucanos. Os outros vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. Dois deles foram presos em Recife, e o restante, em Caruaru (a 136 km de Recife). Não houve confronto.

Segundo o secretário da Defesa Social do Estado, Rodney Miranda, a ordem para incendiar os ônibus em Pernambuco partiu do PCC de São Paulo. A organização, disse, já havia ordenado anteriormente que policiais e bombeiros fossem mortos.

O grupo que agiria no Estado, entretanto, vinha sendo monitorado desde o dia 8 pelo serviço de inteligência da polícia, e os atentados não se concretizaram, afirmou o secretário.

A princípio, disse, a facção planejava realizar uma série de rebeliões, começando pelo presídio Aníbal Bruno, em Recife. O objetivo, afirmou, era tentar melhorar as condições dos 12 presos ligados à organização, detidos no Estado. Eles têm vigilância especial e cumprem pena ou aguardam julgamento isolados.

Mas, com a deflagração dos ataques em São Paulo, o PCC mudou o foco e determinou aos seus integrantes em Pernambuco que aderissem a uma ação nacional.

O plano foi descoberto, e os suspeitos, presos. Apresentados ontem à imprensa na Secretaria da Defesa Social, um dos acusados, Rodrigo Tadeu Batista, 28, negou envolvimento no caso. Os outros não se pronunciaram.

Segundo o secretário, o PCC tenta se estruturar no Estado para atuar principalmente no tráfico de drogas. Pernambuco é o maior produtor de maconha do país e uma das portas de saída de cocaína para países europeus.

Leia mais
  • Erramos: "Pernambuco prende sete supostos integrantes do PCC"
  • Governo considera encerrada onda de rebeliões nas prisões de SP
  • SP sofre ao menos 180 ataques criminosos; mortos passam de 80

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página