Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2006 - 21h26

Quadrilha invade e rouba galpão da TAM em aeroporto de Campinas

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas

Uma quadrilha composta por ao menos dez homens encapuzados e armados invadiu na madrugada desta terça-feira o galpão da companhia aérea TAM no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (95 km a noroeste de São Paulo). Centenas de equipamentos que estavam armazenados no local foram roubados.

Os assaltantes levaram toda a mercadoria que havia no armazém, de relógios e celulares de funcionários até ares-condicionados e computadores usados para registrar a entrada e a saída das cargas.

Esse foi o terceiro assalto praticado neste ano por quadrilhas contra instalações de companhias aéreas em Viracopos. Os outros dois ocorreram na área administrativa da Gol Linhas Aéreas, no dia 2 de maio, e no mesmo galpão da TAM, em abril.

O armazém não tinha sistema de vigilância por câmeras, segundo a Polícia Civil. Em todos os casos, inclusive no desta terça, a polícia não descartou o envolvimento de funcionários nos crimes.

Na ação, os assaltantes chegaram em um caminhão e em uma van. Eles renderam nove funcionários. Ninguém ficou ferido. O armazém abrigava cargas domésticas da TAM Express. A quadrilha portava pistolas semi-automáticas e metralhadoras.

Até o início da tarde, a TAM não havia informado o valor dos objetos roubados. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, todo o material estava no seguro, e os clientes receberão os valores correspondentes às cargas.

A Polícia Civil estima em pelo menos R$ 250 mil o valor das cargas roubadas, mas ressaltou que o fato de os assaltantes terem levado os computadores com os registros dificulta o levantamento de valores.

Segundo a Polícia Civil, a quadrilha permaneceu entre duas e três horas no interior do galpão para carregar as mercadorias no caminhão --a maioria era equipamentos eletroeletrônicos. A quadrilha levou até algumas caixas que estavam fechadas.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) informou, por meio de sua assessoria de imprensa em Campinas, que os armazéns estão instalados em áreas de circulação pública e que a segurança nos galpões é de responsabilidade das empresas.

A Infraero informou ainda que estuda a implantação de um portão de controle de acesso na rua que dá acesso aos armazéns.

Outra medida de segurança será a instalação, ainda neste semestre, de um sistema de vigilância monitorado por câmeras no terminal de passageiros.

Segundo a polícia, os assaltantes levaram parte dos funcionários para um canto do galpão e os mantiveram sob vigilância enquanto os demais foram obrigados a carregar as cargas para dentro do caminhão e da van.

Em seguida, os assaltantes ainda carregaram um carro Fiorino da TAM com mais mercadorias e fugiram por volta das 3h30. Até o início da noite desta terça, ninguém havia sido preso.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre crimes em aeroportos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página