Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 14h21

Salvador enfrenta segundo dia de greve de motoristas de ônibus

Publicidade

da Folha Online
da Agência Folha, em Salvador

Cerca de 1,2 milhão de pessoas são afetadas, pelo segundo dia seguido, pela greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Salvador (BA).

Liminar do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determina a manutenção de 70% da frota de ônibus nos horários de pico --das 5h às 8h e das 17h às 20h-- e de 50% nos demais horários. O sindicato dos rodoviários afirma que não havia sido oficialmente notificado até o início da tarde desta quarta.

O não-cumprimento da decisão prevê multa diária de R$ 50 mil contra o sindicato. Segundo informações da Secretaria Municipal dos Transportes, 72% da população da cidade utiliza o transporte coletivo diariamente.

No primeiro dia de greve, 123 ônibus foram apedrejados, segundo informações do Seteps (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Salvador). Não há registro de feridos.

Alternativas

O prefeito João Henrique Carneiro (PDT), ao ser informado sobre a greve, autorizou os 7.000 motoristas de táxi da cidade a transformarem os seus veículos em lotações.

Outra medida adotada pela prefeitura para minimizar os problemas causados pela paralisação foi a permissão para que todas as vans cadastradas como transporte alternativo circulassem por toda a cidade --a concessão estabelece que esses veículos somente podem trafegar, transportando passageiros, em bairros periféricos.

Greve

Os motoristas e cobradores reivindicam reajuste salarial de 10%. Em todas as reuniões, os donos das 18 empresas de ônibus que circulam na capital baiana ofereceram 4% de aumento. A cidade conta com uma frota de 2.400 ônibus convencionais.

Na terça-feira, início da greve, algumas escolas municipais e estaduais suspenderam as aulas. Ao menos 30 lojas localizadas na avenida Sete de Setembro, uma das mais movimentadas da capital, permaneceram fechadas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre greves de ônibus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página