Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 17h42

Procurador assume Secretaria de Administração Penitenciária de SP

Publicidade

da Folha Online

O procurador de Justiça Antônio Ferreira Pinto assumiu no final da tarde desta quarta-feira o cargo de secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. O último ex-secretário, Nagashi Furukawa desistiu da cadeira na sexta-feira passada (26).

Durante cinco dias, a cadeira foi ocupada interinamente pelo administrador e pedagogo Luiz Carlos Catirse.

Divulgação
O novo secretário Antônio Ferreira Pinto (esq.) e o governador de São Paulo, Cláudio Lembo
O novo secretário Antônio Ferreira Pinto (esq.) e o governador de São Paulo, Cláudio Lembo
Ferreira Pinto assume a secretaria em um momento difícil. Furukawa deixou o cargo dias após a série de ataques contra forças de segurança e de motins promovida pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) em diversos pontos do Estado, entre os últimos dias 12 e 19.

Em seu pedido de demissão, Furukawa alegou razões de "natureza pessoal" para deixar o cargo. Segundo informações extra-oficiais, divergências com o secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, teriam contribuído para o pedido de demissão.

O governo nega oficialmente a possibilidade. Nesta segunda, em sabatina realizada pela Folha de S.Paulo, Lembo afirmou que "os dois secretários tinham suas visões do mundo. Um quis sair, saiu".

Furukawa estava no cargo desde dezembro de 1999. Durante o período, enfrentou fugas e rebeliões, entre elas a maior já ocorrida no Estado e que envolveu 29 unidades, em 2001. A megarrebelião também foi orquestrada pelo PCC, com auxílio de telefones celulares.

São 144 unidades sob responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária. De acordo com registros da secretaria, a população carcerária era de 124.935 pessoas até a última quarta-feira (24).

Biografia

Segundo o governo estadual, o novo secretário entrou no serviço público em 1964, como policial militar.

Entre 1968 e 1969, ele atuou como tenente na cidade de Bauru e, entre 1970 e 1979, em Ourinhos. Em 1979, ele se tornou promotor de Justiça na área criminal. Ele trabalhou em Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Fartura, Ourinhos e na capital.

Ferreira Pinto foi assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público entre 1989 a 1992. Entre 1993 e 1995, ele exerceu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária, nos governos Fleury e Mário Covas. Em 1998, tornou-se procurador de Justiça.

Em 2002 e 2003, ele integrou o órgão especial do Colégio de Procuradores. Mais tarde, foi eleito para compor o Conselho Superior do Ministério Público de 2004 a 2005.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Nagashi Furukawa
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página