Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 13h30

Proibição de venda de cola e tíner a crianças entra em vigor amanhã

Publicidade

da Folha Online

Um conjunto de novas regras para venda varejista de cola de sapateiro, tíner e adesivos com substâncias inalantes entra em vigor na próxima quinta-feira (15). Entre as novidades está a proibição da venda de produtos similares a crianças e adolescentes com menos de 18 anos.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2004, o Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) constatou que os solventes eram a droga mais consumida entre estudantes de todas as classes sociais.

Quem comprar cola de sapateiro e tíner no varejo a partir de quinta deverá se identificar. Será preciso preencher uma ficha elaborada pela Anvisa com dados como número do RG e assiná-la.

Os produtos também passam a ser controlados mais de perto. Com as novas regras, passa a ser exigida a fixação de um número individual em cada uma das embalagens. O número deverá constar da nota fiscal.

Outra mudança, que atingiu os fabricantes, exige que os rótulos contenham mensagens de advertência sobre os riscos à saúde como "veneno: perigosa a ingestão ou inalação", segundo a Anvisa.

Os comerciantes tiveram 180 dias para se adaptar às mudanças. O prazo dado aos fabricantes para alterar os rótulos vai até dezembro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre solventes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página