Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 20h49

PF investiga furto no Arquivo Geral da Cidade do Rio

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal investiga o roubo de fotos, gravuras, cartões postais e outros itens furtados do Arquivo Geral da Cidade. O crime foi divulgado nesta quarta-feira.

Segundo a Prefeitura do Rio, 87 pranchas de gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768 - 1848) foram roubadas. Parte de uma coleção de 227 estudos do pintor Lúcio de Albuquerque também foram levadas.

Divulgação
Foto furtada do Arquivo Geral da Cidade, no Rio. Livros e gravuras também foram levados
Foto furtada do Arquivo Geral da Cidade, no Rio. Livros e gravuras também foram levados
Além dos roubos, os ladrões também cortaram capas de álbuns e rasgaram fotos que eram mantidas no acervo. Também foram levados exemplares de revistas, cerca de 2.000 cartões postais e edições de "Dom Quixote". Confira a lista completa de objetos roubados.

O Arquivo Geral da Cidade alerta que todas as fotos levadas tinham, no verso, número do registro da imagem, assunto, número da pasta onde era arquivada, número do negativo, número do CD onde havia sido digitalizada, e, em alguns casos, carimbo do arquivo. As informações estavam escritas com lápis 6B.

A PF afirmou que seriam realizadas perícia no local, procurando por impressões digitais. Os agentes devem tomar depoimentos de pessoas ligadas à rotina do arquivo.

Mais roubos

Em fevereiro último, quatro homens armados invadiram o museu Chácara do Céu, que fica no bairro de Santa Teresa, centro do Rio, e levaram telas de Salvador Dalí, Pablo Picasso, Claude Monet e Henri Matisse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre roubos em museus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página