Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2006 - 21h27

Após quatro meses, ponte é reinaugurada em Ouro Preto

Publicidade

ADRIANA CHAVES
da Agência Folha

Após quase quatro meses de obras de restauração e reforço estrutural, o Ministério da Cultura entregou a ponte do Rosário a turistas e moradores de Ouro Preto (99 km de Belo Horizonte). A reinauguração da ponte, ocorrida na quinta-feira (6), integra as comemorações dos 308 anos da cidade histórica.

Construída em 1753, a ponte foi a primeira a ser citada em documentos históricos da cidade. Segundo o secretário municipal do Patrimônio e Desenvolvimento Urbano e coordenador das obras, Gabriel Gobbi, a ordem para a construção partiu de Gomes Freire de Andrade, o Conde de Bobadela, então governador de Minas Gerais.

"A ponte do Rosário é a segunda com maior tráfego na cidade. Quando foi construída, não havia a previsão de tanto movimento, por isso era necessário um reforço na sua estrutura", disse Gobbi.

De acordo com o diretor do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Ouro Preto, Benedito Tadeu de Oliveira, o custo da obra --iniciada em 15 de março e concluída em 30 de junho-- ficou em R$ 101.272,35.

"A prefeitura entrou com 30% desse valor. O restante veio do programa Monumenta, do Ministério da Cultura, com financiamento do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]. Ao todo, temos 20 projetos de restauração do programa na cidade."

Entre os serviços executados na ponte estão a remoção de calçamentos e passeios, reforço do piso com concreto armado, amarração das pedras de cantaria do parapeito, recuperação do sistema de drenagem, reassentamento do meio-fio (entre o passeio e a pista) e do calçamento em paralelepípedos.

A restauração também incluiu rebocadura e pintura dos muros, retirada de vegetação da ponte, fixação e endireitamento de uma cruz que estava inclinada, limpeza do entorno do local e aplicação de fungicida e herbicida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre monumentos históricos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página