Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2006 - 09h12

Campos do Jordão investe para atrair turista

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em Campos do Jordão

Após anos de abandono, alguns dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão (167 km de São Paulo) estão sendo revitalizados. O objetivo da prefeitura é voltar a atrair os turistas a esses locais.

Até o momento, já foram gastos R$ 250 mil. A previsão total de investimentos é de R$ 3 milhões, em dois anos.

Pontos turísticos famosos, como a Ducha de Prata e o Morro do Elefante, foram revitalizados. Outros, como a Gruta dos Crioulos, ainda sofrem com o vandalismo e o acúmulo de lixo. No mais famoso dos pontos, a Pedra do Baú, localizada na vizinha São Bento do Sapucaí, pouco foi feito após a onda de crimes que assustou a região no final do ano passado.

Na ocasião, turistas foram vítimas de assaltantes no local, visitado todos os anos por milhares de pessoas e ponto de prática de montanhismo. Na época dos crimes, os prefeitos das duas cidades prometeram soluções. Até agora, porém, apenas se intensificou o policiamento na região, de mata fechada e repleta de trilhas.

Outra proposta para a região é a criação de um parque municipal na área do Pico do Imbiri, morro de 1.960 metros de altitude, localizado a apenas quatro quilômetros do centro de Campos do Jordão.

Pelo projeto, parte dessa área passará a integrar uma zona de conservação, dedicada apenas à visitação e contemplação de animais.
Recentemente, a prefeitura realizou melhorias no acesso ao pico. "Agora é possível chegar ao local facilmente em um carro de passeio", disse o secretário do Meio Ambiente de Campos, Rodrigo Veraldi Ismael.

A criação do parque deverá beneficiar a Gruta dos Crioulos --chamada assim porque teria sido refúgio de escravos. Atualmente, são poucos os turistas que a visitam, devido à sujeira, falta de estrutura e segurança.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Campos do Jordão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página