Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 17h24

Marronzinhos deixam de aplicar 95% das multas, diz sindicato

Publicidade

da Folha Online

O número de multas aplicadas nesta segunda-feira pelos agentes de trânsito de São Paulo, conhecidos como marronzinhos, é cerca de 95% menor do que a média, de acordo com levantamento do sindicato que representa a categoria. O número leva em conta as multas aplicadas na manhã de hoje.

"Em alguns pontos onde eram aplicadas 350 multas por dia, tivemos seis hoje. Em outros, onde a média é de 400, tivemos duas" afirma Luiz Antonio Queiroz, presidente do sindicato. A reportagem também pediu um levantamento à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mas ainda não obteve resposta.

Segundo o sindicato, os marronzinhos de São Paulo aplicam em média 6.000 multas por dia. A expectativa do sindicato é de que o número seja até 97% menor nesta segunda-feira.

Apelidada de "multa zero", a ação dos agentes da CET é um protesto contra a prefeitura. Segundo a sindicato, a empresa pretende diminuir benefícios dos marronzinhos --como o abono de férias, de 50% para 33%-- e aumento da carga horária de seis para oito horas por dia.

A ação, no entanto, não significa que os motoristas vão poder agir impunes no trânsito da cidade. "Nossa intenção é reduzir o número de multas a zero, mas vamos optar sempre por orientar, avisar e informar o motorista. Quem mesmo assim cometer a infração, deverá ser multado", diz Alfredo Coletti, diretor do sindicato.

Se as negociações entre prefeitura e a categoria não evoluírem, a categoria prevê a realização da operação na terça-feira (1º) e na quarta (9).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre marronzinhos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página