Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2006 - 11h08

PM usa escudo de aço à prova de balas contra ataques do PCC

Publicidade

FLÁVIO FERREIRA
do Agora
DIEGO PADGURSCHI
repórter-fotográfico do Agora

A Polícia Militar do Estado de São Paulo está usando em caráter experimental uma estrutura que serve como escudo contra ataques. O uso do equipamento não foi divulgado pelo governo estadual, mas o uso foi registrado ontem pelo Agora.

A reportagem verificou a utilização do escudo junto à base comunitária da PM estacionada no largo de Santa Cecília (centro de SP). Ele mede cerca de 1,65m de altura e é composto por três placas de aproximadamente 2 cm de espessura --uma principal e duas laterais, soldadas na diagonal para minimizar ataques pelos lados. A maior placa mede cerca de 50 cm de largura, e as secundárias, aproximadamente 15 cm.

Diego Padgurschi/Folha Imagem
Policial militar usa escudo de aço à prova de balas em base no centro de São Paulo
Policial militar usa escudo de aço à prova de balas em base no centro de São Paulo
Segundo policiais, o escudo é feito de aço e pode proteger, com eficiência, uma pessoa contra armamentos como revólveres calibre 38, pistolas, submetralhadoras e até metralhadoras.

"Para perfurar a estrutura, a arma tem de ter o poder de fogo equivalente ao de um fuzil, que tem munição de balas feitas de aço e pontiagudas", relatou um PM que não quis se identificar.

O escudo possui pés e alças que permitem que ele seja deslocado. O seu peso, entretanto, impede que a movimentação seja feita com facilidade por apenas um homem.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o único exemplar do equipamento em utilização foi colocado no largo de Santa Cecília. O órgão não divulgou as características do escudo.

Leia mais
  • Ações do PCC esvaziam torneio internacional de policiais em SP
  • Polícia prende suspeito de matar criança na zona leste de São Paulo
  • Justiça manda Vilma Martins de volta ao semi-aberto, após sumiço

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página