Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2006 - 13h33

Gato-do-mato desaparece do Bosque Municipal de Ribeirão Preto

Publicidade

da Folha Online

Um gato-do-mato, espécie ameaçada de extinção, desapareceu do Bosque Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (314 km a norte de São Paulo). Ele foi visto pela última vez no domingo (23), ainda no recinto de exposição. No dia seguinte, o tratador notou um buraco na tela de proteção e a ausência de uma das espécies.

A direção do Bosque trabalha com a possibilidade de que alguém tenha cortado a tela ou a queda do galho de uma árvore tenha permitido a saída do animal, segundo informou a prefeitura.
Reprodução/prefeitura
Gato-do-mato desaparece do Bosque Municipal de Ribeirão Preto, interior de São Paulo
Gato-do-mato desaparece do Bosque Municipal de Ribeirão Preto, interior de São Paulo


O gato-do-mato não pode ser criado em ambiente doméstico. O Ibama afirma que, se constatado o furto, o responsável pode responder por crime ambiental, que prevê multa e detenção.

Na quinta-feira (27), a direção do Bosque registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia da cidade devido ao sumiço do animal, conforme solicitação do Ibama.

Quem tiver informações sobre o gato-do-mato que desapareceu do Bosque Municipal pode entrar em contato pelo telefone 0/xx/16/3636-2283. Ele possui um microchip sob a pele, que permite confirmar se é oriundo do parque.

Gato-do-mato

Conforme informações da prefeitura, o gato do mato chegou ao Bosque ainda pequeno, levado pela Polícia Ambiental, que o encontrou em uma estrada da região.

"Assim que recebemos outro gato-do-mato, ambos foram para um recinto próprio onde adaptaram-se bem ao espaço e também a presença dos visitantes. Tanto que o animal que sumiu ficava bem próximo a tela de proteção para que as pessoas pudessem fazer carinho nele", diz Alexandre Gouvêa, zootecnista do bosque.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre crimes ambientais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página