Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2006 - 22h27

Criminosos brasileiros estariam fazendo treinamento no Paraguai

Publicidade

da Efe, em Assunção
da Folha Online

A detenção do traficante brasileiro Marcelo da Silva Leandro, 29, o Marcelinho Niterói, no Paraguai levantou suspeitas de que membros do tráfico de drogas brasileiros estejam recebendo treinamento naquele país, disse nesta sexta-feira o procurador antidrogas paraguaio Arnaldo Giuzzio.

Marcelinho Niterói foi detido na quinta-feira em Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, (450 km a nordeste de Assunção), na fronteira com o Brasil.

Junto com ele foram detidos os também brasileiros Paulo Enrique Basilio, 23, Saulo de Oliveira, 36, e Rodrigo Fernando de Alencar, 33, além do ex-policial paraguaio Anastasio Viera.

Giuzzio disse a emissoras de rádio de Assunção que os brasileiros que acompanhavam Marcelinho Niterói não têm antecedentes no Brasil, e que tem informações de que eles podem ser criminosos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) que entraram no país para receber treinamento.

'Não têm antecedentes, são jovens, das favelas, são treinados para usar armas e colocados para combater', disse o procurador paraguaio.

O procurador considerou estranho que Marcelinho Niterói circule livremente em Pedro Juan Caballero, região onde proliferam os cultivos de maconha, depois de ser detido em 2000 e entregue às autoridades brasileiras para cumprir pena por tráfico de drogas.

Marcelinho Niterói mostrou uma carteira de identidade paraguaia verdadeira expedida em 4 de julho passado, pouco depois de sair da prisão, além de outros documentos --entre eles um atestado brasileiro de antecedentes criminais completamente limpo.

Beira-Mar

Marcelinho Niterói havia sido expulso do Paraguai em 2000, depois de a Justiça brasileira ter pedido sua extradição por tráfico de drogas.

Na época ele era apontado como homem de confiança de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tráfico de drogas
  • Leia o que já foi publicado sobre Fernandinho Beira-Mar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página