Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2006 - 18h02

Chuva discreta mantém risco de racionamento em Curitiba

Publicidade

da Folha Online

A capital do Paraná não escapa do risco de ficar sem água, apesar das moderadas chuvas que atingem Curitiba desde a última quinta-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) começou a utilizar a água das cavas dos rios Iraí e Iguaçu, ao redor de Curitiba, para suprir a carência no abastecimento da cidade.

O Instituto Tecnológico Simepar, que substituiu o Sistema Meteorológico do Paraná e que é ligado à UFPR, diz que o volume de chuvas no Estado foi de apenas 5 mm, insuficientes, portanto, para recompor as barragens da região.

Em resposta à situação, a Sanepar anunciará medidas de emergência na próxima semana. No site da empresa já aparece uma janela "pop-up" com a seguinte frase: "Se você não economizar, a torneira vai secar."

Luiz Fernando Nachtigall, meteorologista da MetSul, diz que a previsão de chuvas para as próximas semanas no Paraná é ainda abaixo da média, principalmente no norte do Estado.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, intensificou as ações preventivas ao racionamento e pediu a todas as secretarias municipais que estudem medidas de contenção.

A previsão do Simepar para o domingo em Curitiba é de geada pela manhã e céu claro durante todo o dia --sem chuvas. O céu volta a ficar encoberto somente na quarta-feira.

Leia mais
  • Após estiagem, frio castiga a região Sul do país
  • Chuva contribui para a melhora da qualidade do ar em São Paulo

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página