Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2006 - 20h03

Neva no Sul, e frio deve permanecer até a próxima quarta-feira

Publicidade

JAMES CIMINO
da Folha Online

Os três Estados da região Sul já sofrem os efeitos da frente fria proveniente da Argentina que trouxe neve para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Instituto Tecnológico Simepar, em Curitiba, informa que as baixas temperaturas devem seguir, pelo menos, até a próxima quarta-feira (2). "Vocês aí de São Paulo também sofrerão um pouco com a onda de frio", diz o meteorologista Lizandro Oliveira Jacobsen, do Simepar.

A MetSul Meteorologia registrou a ocorrência de neve na cidade de Urupema (SC), cuja paisagem ficou branca com a neve que caiu durante a madrugada deste domingo. Segundo a MetSul, "os flocos que caíram à noite se mantinham acumulados ainda na grama, árvores e em cercas, mesmo com o sol forte no final da manhã". A temperatura extremamente baixa, próxima de 0ºC ao meio-dia, impedia que o gelo derretesse.
Luiz Carlos Martins Filho/MetSul Meteorologia
Neve atinge região de Urupema, em SC
Neve atinge região de Urupema, em SC


Na cidade de São Joaquim, destino típico dos turistas que procuram apreciar a paisagem branca e fria, a neve foi discreta e rápida, durante a madrugada. A temperatura no local era de 2ºC negativos.

O amanhecer foi congelante, com temperaturas negativas em toda a região Sul do Brasil, Uruguai e no centro da Argentina. A menor marca observada foi em Santa Catarina, com 5,4ºC negativos no distrito do Cruzeiro, em São Joaquim. Já no Rio Grande do Sul, a mínima foi em São José dos Ausentes com 4ºC abaixo de zero. No Paraná, a mais baixa temperatura foi em Palmas, a cidade com fama de ser a mais fria do Estados, com 2,5ºC negativos.

Houve uma breve ocorrência de queda de flocos de neve em São Francisco de Paula (RS), no começo da noite de sábado. A informação foi confirmada pelo observador do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Campo Bom, Nilson Wolff, autor do livro "A Neve no Brasil".

Ventos

Além da temperatura baixa, o vento contribuiu para manter a sensação térmica abaixo de zero em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

As rajadas de vento variaram entre 50 e 60km/h em SC. O mar ficou bastante agitado, tendo sido registrada ressaca na região de Rio Grande e Tramandaí (RS). A ondulação variou de 2 a 4 metros ao longo da costa sul do país.

A sensação térmica varia entre 10 e 15ºC negativos na Serra Gaúcha e Planalto Sul Catarinense durante as rajadas mais fortes de vento. Mesmo em Porto Alegre a sensação foi negativa. O vento foi resultado de um ciclone extratropical no litoral da Argentina que, na tarde de sábado, provocou rajadas de até 87 km/h na estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) localizada no rádio-farol do Chuí.

Mais frio

A MetSul Meteorologia alerta que o amanhecer desta segunda-feira será ainda mais gelado que o do domingo, podendo se situar entre as cinco manhãs mais frias dos últimos anos. De acordo com o meteorologista Eugenio Hackbart, a massa de ar polar atingirá sua intensidade máxima sobre o Sul do Brasil nas primeiras horas desta segunda.

As mínimas esperadas são para os Aparados da Serra, onde a temperatura pode alcançar entre 4ºC e 6ºC negativos, e no Planalto Sul Catarinense, onde os termômetros devem indicar entre 5ºC e 7ºC abaixo de zero.

Leia mais
  • Cidade de São Paulo tem a tarde mais fria do ano

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página