Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2006 - 22h27

Ressaca causa prejuízos a donos de quiosques no Guarujá

Publicidade

MARIANA CAMPOS
da Agência Folha, em Santos

A ressaca que atingiu o litoral paulista entre a noite de sábado e a manhã desta segunda-feira voltou a causar prejuízos para os quiosqueiros da praia da Enseada, no Guarujá (87 km a sudeste da capital).

Esta é a segunda ressaca forte no período de aproximadamente um mês. No fim de junho, 90% dos 96 quiosques existentes na Enseada tiveram prejuízos, segundo a Associação dos Quiosqueiros do Guarujá.

Hoje, todos os 45 quiosques visitados pela presidente da entidade, Marta Pereira de Santana, sofreram algum tipo de prejuízo. O problema mais comum entre eles foi a queda dos chamados "quiosquinhos", que ficam na parte de areia servindo de mesa para os banhistas.

A água avançou até o calçadão, invadindo as áreas cimentadas dos quiosques, onde há mesas e os clientes são servidos.

Os comerciantes chegaram a montar "barricadas" com sacos de areia, para impedir que a água do mar, no momento da vazão, levasse areia da praia e desestabilizasse os estabelecimentos.

Segundo Santana, os quiosqueiros estão acostumados com os chamados picos de maré alta, mas preocupados com a possibilidade de terem mais prejuízos, já que é comum o registro de ressacas também em agosto.

Ela estima que deve gastar aproximadamente R$ 1.500 para recuperar o que foi perdido no seu estabelecimento.

O meteorologista André Madeira, do Climatempo, afirmou que a ressaca do último fim de semana já era esperada desde a semana passada. "Ela foi causada por um ciclone extratropical no oceano, associado à frente fria que passou pelo Sudeste."

Segundo ele, o ciclone provocou ventos fortes em alto mar e esses ventos geraram ondas de até dois metros na costa paulista. Hoje, a temperatura chegou a 16ºC na Baixada Santista.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pela chuva
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página