Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2006 - 12h46

Detentos em saída temporária retornam às prisões nesta terça-feira

Publicidade

da Folha Online

Grande parte dos mais de 13 mil presos de São Paulo beneficiados pela saída temporária de Dia dos Pais retornam às unidades nesta terça-feira. Destes, ao menos 32 foram presos e 2, mortos. O total de presos que se reapresentaram deverá ser divulgado até a próxima sexta-feira (18).

O prazo da saída temporária é determinado pela Justiça, conforme cada caso. Os presos que se atrasam são considerados foragidos. Se forem recapturados, eles voltam a cumprir pena em regime fechado.

O benefício foi concedido pela Justiça a 13.085 presos Estado, neste Dia dos Pais. Só têm direito a requerer a saída temporária os presos que estão em regime semi-aberto, que têm boa conduta e que cumpriram um sexto da pena, para condenados primários; e um quarto, para reincidentes.

Um grupo de presos que seguiria de São Paulo para o IPA (Instituto Penal Agrícola) de Bauru (343 km a noroeste de São Paulo) nesta terça perdeu o ônibus e ficou na capital devido à falta de metrô e ao congestionamento recorde registrados nesta manhã.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a SAP informou que "estuda um meio de transportar os presos até a unidade".

Prisões

Dois dos 32 presos recapturados foram detidos na noite de quinta-feira (10), em Jundiaí (60 km a norte de São Paulo), suspeitos de tentar furtar um carro. De acordo com a polícia, eles foram surpreendidos pelo dono do veículo e fugiram a pé. Um deles não tem pai nem filhos.

Em São Paulo, Joel Rodrigues de Vasconcelos, que cumpre pena em Franco da Rocha (Grande São Paulo), foi preso por policiais militares que faziam patrulhamento na Vila Zilda (zona norte de São Paulo). Ele estaria com uma moto que havia sido roubada e estava com placas clonadas. O condenado havia sido liberado na sexta-feira (11).

Na tarde de sexta, outro detento, Carlos da Silva, 29, que cumpre pena na penitenciária de Valparaíso (577 km a noroeste de São Paulo), foi preso sob suspeita de assaltar uma loja de roupas infantis, na zona leste de São Paulo. Mais uma vez, o beneficiado não tem pai nem filhos.

Leia mais
  • Greve do metrô faz grupo de detentos perder ônibus e ficar em SP
  • Greve do metrô atinge cerca de 2,8 mi em SP; trânsito bate recorde

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre greves de metroviários
  • Leia o que já foi publicado sobre saídas temporárias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página