Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2006 - 10h49

"Siliconada" corre mais risco de suicídio

Publicidade

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo

Mulheres com implantes do seio têm 73% mais risco de cometer suicídio se comparadas à população em geral, revela estudo canadense. O trabalho envolveu 40 mil mulheres que fizeram plástica. No Brasil, campeão mundial de cirurgia plástica, o implante de silicone responde por 25% das operações.

Publicada na revista científica "American Journal of Epidemiology", a pesquisa apontou que o implante não aumenta o risco de câncer da mama e tampouco de doenças cardíacas, como demonstraram outros estudos.

"A grande novidade foi descobrimos esse link entre os implantes de seio estéticos e o risco aumentado para o suicídio", afirmou o pesquisador Howard Morrison, da agência pública de saúde de Ottawa (Canadá).

Para ele, não é possível responsabilizar a cirurgia pelas mortes das mulheres. O estudo não pesquisou a razão das mortes. Morrison lembra que outros estudos já observaram que, entre mulheres que optaram por aumentar os seios, é freqüente a incidência de baixa auto-estima, depressão e outras desordens psiquiátricas.

Brasil

"Isso não acontece com as mulheres brasileiras, pelo menos nunca ouvi falar", afirma o cirurgião plástico Oswaldo Saldanha, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Saldanha diz que os cirurgiões brasileiros são orientados a fazer uma ampla análise do perfil psicológico da mulher que deseja colocar silicone e são desaconselhados a fazer a cirurgia quando percebem distúrbios psiquiátricos. "Talvez, por isso, esse [aumento de suicídio] não aconteça por aqui."

Os pesquisadores examinaram a causa da morte de 24.558 mulheres com implante de silicone nos seios e de 15.893 que fizeram outros tipos de cirurgias plásticas em duas províncias canadenses, entre os anos de 1974 e 1989.

Depois, compararam a mortalidade de mulheres que receberam transplantes com a população em geral.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre silicone
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página