Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2006 - 19h11

Ciclone provoca vento de 101 km/h e estragos no Sul

Publicidade

da Folha Online

Ventos de mais de 100 km/h provocaram estragos no Rio Grande do Sul neste sábado. Em Porto Alegre, a rajada máxima de vento foi registrada perto das 14h de hoje, com 101 km/h, de acordo com a Metsul Meteorologia.

No aeroporto Salgado Filho, no norte da capital gaúcha, o vento ultrapassou os 70 km/h. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigal, as rajadas estavam previstas no alerta da Metsul.

O vento muito intenso foi resultado de um profundo ciclone extratropical que se desenvolveu ao longo do litoral gaúcho. Às 10h deste sábado, as imagens de satélite chegaram a mostrar um pequeno olho no sistema. "Os dados que analisamos durante toda a semana já indicavam que se trataria de um dos mais intensos ciclones extratropicais dos últimos anos junto ao litoral gaúcho", disse Nachtigall.

O meteorologista afirmou que o ciclone extratropical se formou aproximadamente a 100 km ao norte e com maior proximidade da costa do que era projetado inicialmente pelos modelos numéricos de previsão do tempo. A principal conseqüência foi o registro de vento mais forte em Porto Alegre e no litoral norte gaúcho do que no litoral sul.

O especialista disse que ainda hoje é possível uma intensificação maior do ciclone sobre o mar à medida que o sistema se desloca para sudeste. Com isso, a tendência é o vento aumentar muito no litoral sul gaúcho. A MetSul Meteorologia mantém o alerta sobre rajadas acima de 100 km/h para a costa sul gaúcha e alerta que os dados mais recentes indicam que o vento se manterá forte no litoral sul do Estado durante todo o domingo.

A intensa ventania associada ao ciclone extratropical provocou estragos em Porto Alegre e outras cidades do leste do Rio Grande do Sul. Ocorreram quedas de árvores, postes, rompimentos de cabo de energia e falta de luz localizada e casas destelhadas.

Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página