Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2006 - 12h28

Tentativa de fuga coincide com visita de Lembo à Febem do Tatuapé

Publicidade

ANDREA CATÃO
da Folha Online

Internos de uma das dez unidades ainda ativas da Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor) no Tatuapé (zona leste de São Paulo) tentaram fugir na manhã deste domingo, cerca de uma hora e meia antes da visita do governador Cláudio Lembo (PFL) ao local.

Nenhum dos 58 adolescentes da unidade conseguiu deixar a Febem. A tentativa de fuga ocorreu por volta de 10h. Dois funcionários foram feitos reféns e liberados antes do governador chegar ao complexo, que ainda abriga 841 internos. Ninguém ficou ferido.

Lembo chegou ao Tatuapé por volta de 11h30, para anunciar como será feita a desativação da unidade de reeducação de menores, que dará lugar a um parque. Das 18 unidades da Febem Tatuapé, oito já deixaram de funcionar.

O governador criticou prefeitos que dificultam, segundo ele, a instalação de unidades de internação nos municípios que administram. Lembo classificou de "gravíssimo" o fato de os prefeitos causarem problemas à instituição e disse os considerar "insensíveis" aos adolescentes infratores.

Em alguns casos o governo de São Paulo tem recorrido à Justiça para derrubar embargos administrativos. O governador afirmou que dentre as prefeituras "mais problemáticas" estão as de Osasco, Guarulhos e Santo André, todas administradas pelo PT.

A presidente da Febem, Berenice Gianella, disse que na unidade de Osasco as obras recomeçaram com apoio de uma liminar no Tribunal de Justiça.

Já o prédio em Guarulhos está embargado e, no de Santo André, o Estado conseguiu alvará que permite a demolição de um imóvel que dará lugar a duas unidades com 40 vagas de internação.

Leia mais
  • Lembo volta a criticar prefeitos petistas que protelam instalação da Febem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Febem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página