Publicidade
Publicidade
18/09/2006
-
09h25
da Folha Online
da Folha de S.Paulo
As avenidas Sumaré e Paulo 6º, na zona oeste de São Paulo, contam, a partir desta segunda-feira, com uma faixa exclusiva para motos. A medida, inédita no país, já provoca divergência entre motoristas, em sua maioria contrários à medida, e motoqueiros, favoráveis à sua expansão.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a faixa exclusiva na Sumaré servirá de projeto-piloto para avaliação e implementação em outros corredores de São Paulo, como a avenida 23 de Maio. O teste deve durar seis meses.
Com a nova faixa, os carros só poderão usar as três vias atuais da avenida Sumaré, que sofreram diminuição de suas larguras: de 3 m e 3,5 m para 2,5 m e 2,8 m. Apesar da via exclusiva, os motoqueiros poderão circular normalmente por todas as faixas das avenidas. A velocidade máxima permitida vai diminuir de 70 km/h para 60 km/h, para motos e carros.
Segundo registros da CET, cerca de 300 motos circulam por hora pelas duas avenidas durante os períodos de maior movimento, volume considerado entre médio e baixo.
Ainda de acordo com dados da prefeitura, a motocicleta é o veículo que mais produz vítimas no trânsito atualmente. Em 2005, foram registradas 1.505 mortes decorrentes de acidentes no trânsito --748 em atropelamentos e 757 em acidentes envolvendo um ou mais veículos. A participação das motocicletas na frota do município foi de 10%, mas a participação nos acidentes foi de 22,9%, com 345 mortes, afirma a CET.
A multa para os carros que invadirem a faixa de motos é de R$ 127 e pontuação levará 5 pontos na carteira de habilitação. Já as motos poderão utilizar as outras faixas.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre acidentes de trânsito
Avenidas de São Paulo ganham faixa exclusiva para motos
Publicidade
da Folha de S.Paulo
As avenidas Sumaré e Paulo 6º, na zona oeste de São Paulo, contam, a partir desta segunda-feira, com uma faixa exclusiva para motos. A medida, inédita no país, já provoca divergência entre motoristas, em sua maioria contrários à medida, e motoqueiros, favoráveis à sua expansão.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a faixa exclusiva na Sumaré servirá de projeto-piloto para avaliação e implementação em outros corredores de São Paulo, como a avenida 23 de Maio. O teste deve durar seis meses.
Fernando Donasci/Folha Imagem |
Faixa da avenida Sumaré reservada exclusivamente para motos |
Com a nova faixa, os carros só poderão usar as três vias atuais da avenida Sumaré, que sofreram diminuição de suas larguras: de 3 m e 3,5 m para 2,5 m e 2,8 m. Apesar da via exclusiva, os motoqueiros poderão circular normalmente por todas as faixas das avenidas. A velocidade máxima permitida vai diminuir de 70 km/h para 60 km/h, para motos e carros.
Segundo registros da CET, cerca de 300 motos circulam por hora pelas duas avenidas durante os períodos de maior movimento, volume considerado entre médio e baixo.
Ainda de acordo com dados da prefeitura, a motocicleta é o veículo que mais produz vítimas no trânsito atualmente. Em 2005, foram registradas 1.505 mortes decorrentes de acidentes no trânsito --748 em atropelamentos e 757 em acidentes envolvendo um ou mais veículos. A participação das motocicletas na frota do município foi de 10%, mas a participação nos acidentes foi de 22,9%, com 345 mortes, afirma a CET.
A multa para os carros que invadirem a faixa de motos é de R$ 127 e pontuação levará 5 pontos na carteira de habilitação. Já as motos poderão utilizar as outras faixas.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice