Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2006 - 19h55

Sumaré tem dois atropelamentos por moto na estréia da faixa exclusiva

Publicidade

da Folha Online

Dois pedestres foram atropelados por motos nesta segunda-feira, na avenida Sumaré (zona oeste de São Paulo), mesmo dia em que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) inaugurou a faixa exclusiva para motos no corredor formado pelas avenidas Sumaré e Paulo 6º.

Segundo a própria companhia, duas pessoas foram atropeladas no sentido Pinheiros da avenida, na altura dos números 425 e 612. As duas pessoas foram atropeladas quando iam da calçada para o canteiro central, quando a avenida apresentava lentidão, mas as motos estavam em alta velocidade. O Corpo de Bombeiros informou que as duas pessoas tiveram ferimentos leves.

No ano passado, a avenida Sumaré teve 65 acidentes com vítimas, dos quais oito envolveram motos.

Ainda nesta segunda, a companhia colocou cavaletes e faixas ao longo do canteiro central para a obrigar os pedestres a atravessar pela faixa. Em nota, a CET afirmou que "distribuirá, ao longo do canteiro central, faixas reforçando a orientação aos pedestres sobre as mudanças nas avenidas Sumaré e Paulo VI e a necessidade de atravessar a via nas faixas de pedestres".

Novas regras

Com a nova faixa, os carros só poderão usar as três vias atuais da avenida Sumaré, que sofreram diminuição de suas larguras: de 3 m e 3,5 m para 2,5 m e 2,8 m. Apesar da via exclusiva, os motoqueiros poderão circular normalmente por todas as faixas das avenidas. A velocidade máxima permitida vai diminuir de 70 km/h para 60 km/h, para motos e carros.

Segundo registros da CET, cerca de 300 motos circulam por hora pelas duas avenidas durante os períodos de maior movimento, volume considerado entre médio e baixo.

Ainda de acordo com dados da prefeitura, a motocicleta é o veículo que mais produz vítimas no trânsito atualmente. Em 2005, foram registradas 1.505 mortes decorrentes de acidentes no trânsito --748 em atropelamentos e 757 em acidentes envolvendo um ou mais veículos. A participação das motocicletas na frota do município foi de 10%, mas a participação nos acidentes foi de 22,9%, com 345 mortes, afirma a CET.

A multa para os carros que invadirem a faixa de motos é de R$ 127 e pontuação levará 5 pontos na carteira de habilitação. Já as motos poderão utilizar as outras faixas.

Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página