Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2006 - 21h50

Espírito Santo põe vídeos de crimes na internet à procura de testemunhas

Publicidade

EDUARDO DE OLIVEIRA
da Agência Folha

Desde segunda-feira a Sesp (Secretaria da Segurança Pública) do Espírito Santo está enviando e-mails para associações representativas de donos de estabelecimentos comerciais com links para vídeos de crimes registrados por circuitos internos de monitoramento.

A iniciativa faz parte do programa Testemunha Virtual, em que o governo espera contar com a ajuda de internautas para que identifiquem e denunciem de forma anônima pessoas envolvidas em crimes.

Os links estão hospedados num site da Sesp. Até hoje, eram 16 vídeos, com registros de assaltos ou furtos, por exemplo, a um supermercado, a uma farmácia e a uma loja de artigos para bebês.

Os crimes foram cometidos em municípios da região metropolitana de Vitória, e os vídeos estão divididos por cidade e bairro onde as imagens foram captadas.

Para serem executados, é preciso que o computador tenha instalado o Windows Media Player e conexão em banda larga.

O Testemunha Virtual foi colocado no ar em julho. No início, dependia da iniciativa do internauta de ir à página da Sesp para fazer a consulta.

De lá para cá, a Sesp anunciou que dois homens foram presos com o auxílio do programa: uma no dia 4 de agosto --um acusado de liderar uma quadrilha de assaltantes de supermercados em Guarapari. E no dia 22 do mesmo mês, um suspeito de cometer assaltos em Serra.

Segundo dados da Sesp, de janeiro a julho do ano passado foram registrados 2.008 furtos e roubos a estabelecimentos comerciais na Grande Vitória, contra 2.388 no mesmo período deste ano --alta de 19%.

Com o envio agora dos e-mails, a Sesp espera que as entidades repliquem as mensagens para internautas e, com isso, ajudem a popularizar o serviço. As mensagens, por enquanto, deverão ser encaminhadas uma vez por semana.

O secretário da Segurança, Evaldo Martinelli, disse que a idéia para o Testemunha Virtual surgiu com a propagação pela internet de vídeos, principalmente pelo You Tube.

Martinelli disse que outra etapa do programa será disponibilizar ao internauta vídeos produzidos por qualquer cidadão que flagre alguma ação criminosa, em que seja possível reconhecer o autor.

Leia mais
  • Prefeitura termina instalação de câmeras do centro de São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre denúncias à polícia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página