Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2006 - 09h45

Reforma da prefeitura restaura 15 esculturas da praça da Sé

Publicidade

AFRA BALAZINA
da Folha de S.Paulo

Quinze obras de arte da praça da Sé, inclusive o marco zero da cidade de São Paulo, passam por um processo de restauração e limpeza. A intenção é reinaugurar a praça, que está em reforma, com as esculturas em perfeitas condições. Várias obras estão pichadas, têm partes corroídas ou com cola.

Com entrega prevista para dezembro, a reforma da Prefeitura de São Paulo usa recursos financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Ontem, funcionários da Companhia de Restauro retiravam tinta vermelha da obra "Diálogo", de Franz Weissmann. A pintura será refeita, e as corrosões deverão ser tratadas, segundo a chefe do laboratório de restauro do Departamento do Patrimônio Histórico, Rafaela Calil Bernardes.

No marco zero, a rosa dos ventos terá sua cor intensificada. A placa em bronze que ficava em cima do marco, roubada, será refeita. "Abertura", de Amílcar de Castro, passará por jateamento e terá pichações removidas. A escultura de Nicolas Vlavianos já está pronta.

Todas as peças passarão a ter iluminação especial, algumas serão rebaixadas ou mudarão de lugar para ficarem mais visíveis.

As 14 obras da praça da República também passarão por revitalização a partir da próxima semana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre patrimônio histórico
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página