Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2006 - 18h18

Confira a íntegra do bate-papo com Igor Gielow

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Igor Gielow, secretário de Redação em Brasília, sobre as investigações do acidente com o Boeing da Gol. O texto abaixo reflete a forma como os participantes digitaram. Participaram do chat 2.363 internautas.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com o Secretário de Redação da Sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, Igor Gielow, sobre as investigações das causas do acidente com o Boeing da Gol, que aconteceu na última sexta-feira (29). Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:01:33) mikerinha fala para Igor Gielow: ola boa tarde

(05:01:36) Cristiana fala para Igor Gielow: Olá Igor Tudo Bem, lamentável o que aconteceu com os passageiros e tripulantes daquele avião.

(05:02:08) Igor Gielow: Oi, boa tarde a todos. Estou à disposição.

(05:02:12) Cristiana fala para Igor Gielow: Igor você considera a tripulação Legacy os grandes responsáveis pelo acidente?

(05:04:23) Igor Gielow: Cristiana, é irresponsabilidade determinar culpas únicas num acidente aéreo, salvo em casos excepcionais. Mas o conjunto de evidências até aqui aponta para o fato de que o Legacy estava no lugar errado e com seu transponder (a antena que envia dados) desligado (ou quebrado). Logo, do ponto de vista factual, aparentemente foi ele que se chocou com o Boeing. Mas só a apuração poderá dizer quais outros fatores determinaram que isso acontecesse.

(05:04:35) Thiago fala para Igor Gielow: Boa tarde Sr Igor, como todos aqui, estou também acompanhando diariamente a tragedia que chocou o Brasil e dentre tantos fatos que ocorreram uma dúvida dentre muitas , eu fico me perguntando, como a gabine de comando foi parar tão longe dos destroços encontrados pelos Militares? Isso mostra que o avião caiu ja em alguns pedaços ou se partir na queda? O que o Sr acha ?

(05:05:49) Igor Gielow: Thiago, a indicação inicial é de que houve desintegração do avião na queda, o que acontece devido ao fato de que sua estrutura não é feita para velocidades muito superiores à do som --o que pode ter ocorrido na queda. Mas a verdade integral será difícil de apurar.

(05:06:00) GIL40TAOcavanhaque fala para Igor Gielow: vai demorar muito a retirada dos corpos ?

(05:06:38) Igor Gielow: cavanhaque, sim, pelo menos mais uma semana, se não mais.

(05:06:52) rodo fala para Igor Gielow: gostaria de saber se o aparelho anti colisão do boeing estava funcionado e se estava porque não detectou a presennça do legacy????

(05:08:19) Igor Gielow: rodo, para um aparelho desses funcionar, precisa haver comunicação com o aparelho do outro avião. Como a antena por onde o sinal passa, o transponder, do legacy estava desligado, os dois aparelhos não "conversaram".

(05:08:25) sergio fala para Igor Gielow: Oi Igor, de início noto que o trem de pouso do GOL baixado, Isso indica que o piloto teve tempo para tentar um pouso forçado?

(05:09:03) Igor Gielow: sergio, não, dificilmente, pelo que dizem os militares. O trem abriu com a queda e o choque, aparentemente.

(05:09:16) Corrêa fala para Igor Gielow: Tenho lido na imprensa que a torre tentou entraer em contado com o Legacy por 5 vezes e não obteve sucesso. Se o pessoal da torre já previa algo de errado, porque eles também não entraram em contato com o avião da Gol, no sentido de solicitar uma mudança de rota e, assim, evitar o choque?

(05:10:12) Igor Gielow: Corrêa, essa é uma pergunta pertinente que não tem resposta adequada ainda. Há a hipótese de que o contato, via controle em Manaus, tenha sido feito tarde demais. Mas é especulação agora.

(05:10:36) Beto fala para Igor Gielow: Todas as aeronaves que fazem a rota para Manaus correm risco?

(05:11:14) Igor Gielow: Beto, não dá para generalizar. O acidente foi uma sucessão de muitos e improváveis eventos.

(05:11:27) Cmte Marcellus fala para Igor Gielow: Bom dia Sr., sou universitário do curso de aviação da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e gostaria de saber: Porque a mídia não informa corretamente as pessoas sobre o tráfego aéreo no Brasil, por exemplo chamr o ACC Brasília de Torre Brasília?

(05:12:22) Igor Gielow: Cmte Marcellus, é verdade, a imprecisão é moeda corrente nesse tipo de cobertura. Como jornalistas não estão acostumados a lidar com termos técnicos, cometem imprecisões.

(05:12:31) Ernie fala para Igor Gielow: Está claro para todos que houve erro grosseiro dos pilotos americanos, que ao invés de voarem a 36 mil pés, estvam a 37 mil, contrário ao plano de voo. O q mais falta para provar o erro ?

(05:13:33) Igor Gielow: Ernie, ainda falta saber exatamente o que levou os pilotos a estar no nível errado no momento do choque e se eles tiveram responsabilidade pelo não-funcionamento do transponder do avião. Antes disso, é julgamento precipitado.

(05:13:33) Simone fala para Igor Gielow: A GOL linhas aéreas já se pronunciou a respeito das declarações raivosas que o jornalista americano tem dado a toda imprensa norte-americana?

(05:14:12) Igor Gielow: Simone, não que eu tenha visto via o noticiário online, mas talvez sim.

(05:14:48) carola fala para Igor Gielow: Caro Igor, tenho a impressão de ter visto muita especulação na mídia, desde os primeiros momentos que o boeing foi dado como desaparecido. O que vc me diz? Há especulação?? Se sim, seria essa causada pela raridade da situação?

(05:16:46) Igor Gielow: carola, sim, há especulação provocada por falta de dados, o que é comum nessas situações, pela desinformação técnica e também pelo conflito de versões --cada lado quer proteger os seus.

(05:16:57) Simone fala para Igor Gielow: Por que razão o jornalista que era passageiro do Legacy foi liberado para retornar ao seu país quando estava envolvido num acidente que resultou em mais de 150 mortos?

(05:17:34) Igor Gielow: Simone, porque, salvo alguma prova em contrário, ele era apenas passageiro. A responsabilidade do que aconteceu ou deixou de acontecer é dos pilotos.

(05:17:40) Renato fala para Igor Gielow: para onde foram levadas as caixas pretas?

(05:18:00) Chris fala para Igor Gielow: Por que a caixa preta que falar ser encontrada e tão importante para a investigação?

(05:18:25) Igor Gielow: Renato, as do Legacy foram para São José dos Campos (devendo, salvo engano, serem enviadas depois para os EUA), e a do Boeing, para os EUA.

(05:19:59) Igor Gielow: Chris, a caixa-preta (que é laranja, na verdade) é importante porque lá será possível ver se as aeronaves tinham algum problema técnico e também checar o que os pilotos conversaram entre si e com o controle. No caso do Legacy, serve para checar o depoimento dos pilotos (haverá dados sobre altitude, funcionamento de instrumentos etc.)

(05:20:09) susi fala para Igor Gielow: da hora do impacto até a queda da pra ter uma noção de tempo?

(05:20:53) Igor Gielow: susi, se você pergunta sobre quanto tempo levou, é difícil dizer --depende se a queda foi vertical ou se o avião planou por um tempo. Mas é questão de minutos.

(05:21:03) Gabriel fala para Igor Gielow: Desde que soube da notícia, percebi que os pilotos do Legacy não estavam na cabine, o que vc acha dessa suposição?

(05:23:36) Igor Gielow: Gabriel, por enquanto isso é suposição. Dificilmente um avião estaria sem os dois pilotos, mas é especulação.

(05:24:01) Sérgio fala para Igor Gielow: Igor, eu estava em Brasília no aeroporto quando chegou a notícia do desaparecimento do avião. Assim como os parentes de pessoas que lá estavam, percebí que as informações pareciam não queriam ser distribuídas. Você tem alguma teoria do porquê que isso ocorria?

(05:24:50) Igor Gielow: Sérgio, quando algo assim acontece, é preciso muito cuidado para não causar pânico com informações desencontradas. Não é algo que se anuncia sem uma checagem minuciosa.

(05:25:02) Binho fala para Igor Gielow: Boa tarde Igor, o que vc achou das declarações do Jornalista do NYT, criticando e até mesmo sendo agressivel com os controladores e com o sistema operacional brasileiro??? Esse jornalista naum deveria pelo menos esperar o resultado das investigações pra poder falar alguma coisa??? ou pelo menos ser humilde e ver que todas as pistas indicam que o erro ocorreu ´por falha dos pilotos americanos??? O que vc acha disso, não é falta de ética profissional???

(05:26:48) Igor Gielow: Binho, eu não conheço o jornalista e não me sinto apto a julgá-lo eticamente, mas posso dizer que as suposições dele parecem ter sido estimuladas pela (triste) fama repentina.

(05:26:53) lucas fala para Igor Gielow: Voce esteve no local do acidente?? Se positivo, poderia nos contar sua impressao?

(05:27:11) Igor Gielow: lucas, não, eu trabalho baseado em Brasília.

(05:27:17) Arlindo.Manaus fala para Igor Gielow: Igor, você tem informações a respeito de premonições que teriam sido feitas sobre o acidente? A Gol confirma isso? Caso positivo, por que não deram importância ao aviso?

(05:28:44) Igor Gielow: Arlindo, não ouvi falar nada sobre isso.

(05:28:44) A maranhense fala para Igor Gielow: Igor, na sua opinião o que aconteceu com o combustivel restante no boeing da gol? Ele foi derramado enqto o aviao ainda não havia se chocado com o solo?

(05:29:21) Igor Gielow: Maranhense, se o avião se desintegrou no ar, o combustível simplesmente se espalhou. Isso explica a ausência de sinal de incêndio grande.

(05:29:38) Ibirapuera-sp fala para Igor Gielow: Há relatos sobre contato com o Boeing após a eventual colisão?

(05:29:50) Igor Gielow: Ibirapuera, até aqui, não.

(05:30:07) Alan fala para Igor Gielow: Caso seja constatado negligência dos pilotos americanos, o correto seria o cumprimento da pena no Brasil, o sr. acredita nessa possibilidade?

(05:31:50) Igor Gielow: Alan, é cedo para falar nisso.

(05:31:57) clovis fala para Igor Gielow: Quando sai o Laudo da investigação do acidente , e se a gente terá acesso a ele também?

(05:32:37) Igor Gielow: clovis, não há prazo definido, especula-se algo em torno de 90 dias. Creio que haverá divulgação ampla.

(05:32:37) JUCABALA fala para Igor Gielow: Já temos como saber que parte tão vital do avião da Gol foi atingida para ter sido derrubado?

(05:34:10) Igor Gielow: JUCABALA, no momento, é tudo chute. Pode-se especular que um sistema vital para a sustentação do vôo foi atingido, como os comandos hidráulicos dos profundores (as ´´asas´´ da cauda do avião). Mas é difícil de dizer.

(05:34:19) Alessandro fala para Igor Gielow: Boa atrde, gostaria de saber porque com tanta informação a disposição; caixa preta, torre de controle etc, após um acidente tenho a impressão que nunca são totalmente esclarecidos pelo menos a maioria e qdo são leva anos e anos? será que são informaçoes que a populaçao não pode saber?

(05:35:49) Igor Gielow: Alessandro, teorias conspiratórias à parte, e existem muitas, o fato é que um acidente, salvo exceções como um atentado, raramente é causado por um só motivo. Há uma conjunção, de difícil apuração, de fatores a serem avaliados, e isso leva tempo. Dito isso, logicamente há muitas pressões e interesses envolvidos.

(05:36:04) Edu-sp fala para Igor Gielow: Igor, ate o momento foram resgatados apenas 100 corpos? ou estou errado? Sei que foram apenas 5 Confirmados a identidade! Mas minha duvida é a seguinte tb, existe a possibilidade, vendo o tamanho da tragedia, de existir sobreviventes?

(05:37:02) Igor Gielow: Edu-sp, até o último contato ontem, havia 35 resgatados. Hoje deve haver mais. E não, não há chances de haver sobreviventes.

(05:37:08) xxx fala para Igor Gielow: Essa notícia, de que pode haver uma espécie de "buraco negro" na comunicação, é uma coisa que a aeronáutica não queria admitir, após esse fato, quais as mediadas que a FAB pretende tomar e qual a repercussão entre pessoas que se utilizam desse meio de transporte na região norte principalmente?

(05:38:36) Igor Gielow: xxx, o buraco negro, como os controladores o chamam, não está sendo colocado como responsável pelo acidente. Apenas há o fato de que, numa determinada áreea, há problemas de comunicação de rádio e radar. O problema piora com as altitudes mais baixas, mas com o rádio a questão ocorre em qualquer altitude. A FAB não dá a esse fator peso relevante, de todo modo, na conjunção de fatores.

(05:38:42) ATCO fala para Igor Gielow: O sr. já vivenciou o dia-a-dia dos controladores de tráfego aéreo em um ACC, APP ou TWR?

(05:39:22) Igor Gielow: ATCO, tenho vários relatos das condições de trabalho. Obviamente, como não sou controlador, não posso dar testemunho em primeira pessoa.

(05:39:22) Cmte. Garcez fala para Igor Gielow: Boa tarde, Igor. Já há alguma informação sobre os dados de alguma das caixas pretas de algum dos aviões? Se positivo, já se tem conhecimento de o que a tripulação disse aos passageiros?

(05:40:13) Igor Gielow: Cmte Garcez, boa tarde. Poderia ter usado um outro nick, não? Enfim, não há dados objetivos sobre as caixas-pretas ainda.

(05:40:18) Barba fala para Igor Gielow: Qual o risco de acontecer esse mesmo acidente em outras rotas? Quantas aeronaves que trafegam no País realizam essas manobras sem a autorização do Sindacta? E a prática de desligar o transponder?

(05:42:09) Igor Gielow: Barba, o risco existe, mas um acidente exatamente como o do Boeing é de uma improbabilidade extrema. Pilotos de aviões menores costumam desligar o transponder para poder mudar seu nível de vôo, em regiões com rotas menos ´´carregadas´´, para economizar combustível. Traficantes também o fazem, para não serem identificados. Mas não há uma estatística específica.

(05:42:15) Marcus fala para Igor Gielow: O sr. poderia dizer algo sobre fotos que estão sendo divulgadas como sendo do acidente do vôo 1907, na qual pode-se ver corpos mutilados ?

(05:42:38) Igor Gielow: Marcus, eu só ouvi boato de internet para disseminar vírus até agora, não vi nenhuma.

(05:42:44) Julio-RJ fala para Igor Gielow: Se houve desintegração da aeronave, quando da colisão, e isto é uma hipótese, como consesiderar que a maioria dos passageiros encontrados, estavam mais na parte trazeira da aeronave?

(05:43:44) Igor Gielow: Julio, essa informação (dos corpos na parte traseira) acabou não sendo confirmada totalmente pela FAB.

(05:43:51) Netão fala para Igor Gielow: Boa tarde Igor, qual sua opinião se é verdade a hipótese de que o piloto do Legacy estava realizando "manobras de teste" da aeronave e que podem ter caráter irresponsável e por isso desligariam o transponder, causando então o acidente?

(05:44:25) Igor Gielow: Netão, como é hipótese, é isso: hipótese. Pode ter acontecido, mas não dá para saber neste momento.

(05:44:25) Ricardo Jornalista fala para Igor Gielow: Igor, dizem que o choque foi frontal entre as aeronaves. Eu não acredito nessa hipótese, já que o boing era de grandes proporções enquanto o Legacy era apenas um jatinho. Vc acredita que realmente as turbinas do boing da Gol foram atingidas?

(05:45:45) Gisele fala para Igor Gielow: Boa tarde. O Sr. comentou sobre a possibilidade de demorar mais 1 semana para a retirada dos corpos. Que fato faz com que essa retirada seja tao demorada.Nao seria entao o caso de se ter mais pessoas fazendo esse trabalho?

(05:46:04) Igor Gielow: Ricardo, neste momento sai muita bobagem por aí. Choque frontal não houve, óbvio, senão o Legacy não estaria aí para contar a história. O resto é especulação.

(05:47:54) Igor Gielow: Gisele, as condições no local do resgate são muito difíceis e, como é da natureza de um acidente destes, poucos corpos estão inteiros. Infelizmente, há vários restos humanos espalhados por uma área grande. Não sei avaliar, contudo, se o local comporta mais pessoas --o resgate parece estar sendo muito eficiente, dadas as condições.

(05:47:59) Denise fala para Igor Gielow: Existe a possibilidade da Força Aerea não conseguir resgatar todos os 155 corpos? Como ficam essas famílias?

(05:50:45) Igor Gielow: Denise, não acredito que todos os corpos serão totalmente resgatados. A cena é terrível, com a identificação em alguns casos somente possível por DNA. É difícil, dada a necessidade normal e humana de precisar de um corpo para simbolizar o luto por uma morte, mas infelizmente nem todos deverão ser localizados.

(05:51:25) Agenor fala para Igor Gielow: Quando o Legacy chocou--se com Boing, mesmo que fosse um choque asa com asa, não haveria um deslocamento de ar violento que poderia até desgovernar o legacy? Os depoimentos dos passageiros do legacy não são tendenciosos com a finalidade de inocentar os pilotos da aeronave que estavam?

(05:52:14) Igor Gielow: Agenor, é muito difícil estabelecer isso agora. A descrição feita pelo jornalista do NYT indica que o avião quase perdeu o controle.

(05:52:28) Princezita fala para Igor Gielow: IGOR GOSTARIA DE SABER SE VC TEM INFMAÇÕES,EM QUAL MOMENTO DA QUEDA AS VITIMAS FORAM FATALMENTE MORTAS?

(05:53:02) Igor Gielow: Princezita, provavelmente isso nunca será respondido.

(05:53:07) amoroso fala para Igor Gielow: o que na verdade ficou comprovado ate agora sobre este acidente?

(05:54:29) Igor Gielow: amoros, há dois fatos: o legacy estava com seu transponder desligado e no lugar errado (a 37 mil pés, na ´contramão´ do boeing). essa conjunção de fatores levou ao acidente, mas é preciso apurar como se chegou a ela antes de decretar a culpa desse ou daquele personagem.

(05:54:34) MAURO fala para Igor Gielow: A Embraer se pronunciou com relação ao fato de ter existido o "mau contato" no transponder, sendo que no processo de fabricação da aeronave, é feita uma inspeção rigorosa?

(05:55:21) Igor Gielow: MAURO, que eu saiba não houve pronunciamento pelo fato de que não há comprovação disso, apenas uma especulação de alguns setores da FAB num dado momento da apuração.

(05:55:39) pirulao fala para Igor Gielow: Qual é a história contada pelo legacy?

(05:56:54) Igor Gielow: purulao, até agora há poucas informações. Os pilotos do Legacy sustentam que estavam a 37 mil pés quando houve o choque, e alegam não ter visto nada. Mas seus depoimentos foram colhidos antes do recolhimento de dados técnicos para confrontá-los. Isso irá acontecer novamente.

(05:57:01) Cesar Porto fala para Igor Gielow: olá sr Igor , boa tarde , gostaria de tirá uma duvida , o Boeing , da Gol , não poderia ja vir apresentando problemas e já está caindo e ter atingido a aeronave de pequeno porte?

(05:57:38) Igor Gielow: Cesar Porto, essa hipótese parece muito improvável. Se houvesse algo assim, ele teria acionado uma frequência de emergência, provavelmente.

(05:57:44) Can-Rockfield-USA fala para Igor Gielow: Igor sou americano, e meus pais são brasileiros. Aqui nos Estados Unidos a população está indignada com a apreensão dos passaportes do piloto do Jato executivo. Você naum acha q as forças governamentais as quais não sei o nome foram muito rigidas a tão ponto de "prenderem" americanos no BRASIL ?

(05:58:52) Igor Gielow: Can-Rockfield, é um procedimento normal para evitar que os pilotos deixem o país antes do esclarecimento dos fatos.

(05:58:58) Marco Antonio fala para Igor Gielow: Complemtentando a resposta que vc deu ao Ricardo. Confirmando a queda em espiral, a aeronave caiu sem sustenção alguma, poderia sim ter havido queda frontal. Porém, conforme a ANAC, a mesma foi desintegrando-se, fato esse que explica (até então) a não explosão, Vc concorda com essa, digamos, tese ???

(05:59:43) Igor Gielow: Marco Antonio, é uma hipótese plausível, a da desintegração.

(06:00:44) Igor Gielow: Bem, o tempo acabou, obrigado pela atenção de vocês.

(06:01:05) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Igor Gielow e de todos os internautas. Até o próximo!

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página