Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2006 - 16h07

Congressistas americanos pedem liberação de pilotos do Legacy

Publicidade

da Folha Online

Congressistas de três regiões dos Estados Unidos procuraram diplomatas na quinta-feira (5) para cobrar a liberação do piloto Joseph Lepore e do co-piloto Jan Paul Paladino, responsáveis pelo Legacy que bateu em um Boeing da Gol no ar no último dia 29, segundo o "Newsday.com". Depois do choque, o avião comercial caiu. Seus 154 ocupantes morreram.

De acordo com a reportagem, o republicano Peter King escreveu para a secretária de Estado Condoleezza Rice sobre o problema e afirmou querer "fazer tudo que for possível para ver esses americanos autorizados a voltar para casa imediatamente." Ele disse ainda que está "preocupado com a segurança" dos dois pilotos.

Considerados testemunhas-chave do caso, os dois profissionais tiveram seus passaportes apreendidos pela PF (Polícia Federal), para evitar que saiam do país. A medida repercutiu negativamente entre os americanos. Na quarta-feira (4), o repórter do "New York Times" Joe Sharkey, que estava a bordo do Legacy no momento da colisão, afirmou em entrevista à rede CNN que o controle de tráfego aéreo brasileiro "é péssimo".

O texto publicado pelo "Newsday", por sua vez, fala em "soltura" e afirma que a empresa dona do Legacy impediu os oficiais brasileiros de decidir apressadamente sobre o caso, "onde as emoções estão acirradas devido ao acidente".

Segundo o "Newsday", outro congressista, o também republicano Steve Israel, entrou em contato com o cônsul dos Estados Unidos no Brasil para discutir a situação dos pilotos. "Queremos garantir que eles estejam dando atenção à questão e que as coisas estão sendo negociadas apropriadamente", disse o chefe de gabinete de Israel, Jack Pratt.

Por meio de um assessor, ainda de acordo com a reportagem, o republicano Gary Ackerman afirmou ter entrado em contato com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos para pedir a liberação de Lepore e Paladino.

Resposta

Na mesma reportagem, o "Newsday" atesta que Rice está no Oriente Médio e não respondeu imediatamente à carta de King; e que o porta-voz do Departamento de Estado Tom Casey atestou que "confiscar passaportes é um procedimento padrão no Brasil" pois, se os pilotos deixarem o país e depois forem indiciados, deverá haver extradição.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página