Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2006 - 18h27

Operação contra contrabando de cigarros prende 97 em oito Estados

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal prendeu 97 pessoas suspeitas de fazer parte de um esquema de contrabando e falsificação de cigarros nesta terça-feira, em oito Estados do país.

Segundo a PF, ao menos três organizações criminosas faziam parte de esquema. Uma delas seria chefiada por Hyran Georges Delgado Garcete e seria responsável por trazer para o território nacional os cigarros contrabandeados. Para maquiar o negócio, foram abertas empresas fantasmas em nomes de laranjas.

A segunda organização, com sedes em Cajamar (Grande São Paulo) e no Paraguai, fabricava cigarros falsos e lavava dinheiro, segundo a PF. A terceira distribuída cigarros irregulares --falsos e contrabandeados-- em todo o país sob o nome de uma distribuidora de alimentos instalada em Natal (RN).

No esquema, os criminosos compravam sentenças judiciais e corrompiam policiais. Ao menos um agente da Polícia Civil foi detido, de acordo com a PF do Rio Grande do Sul. Entre os detidos também há empresários, laranjas e pessoas que atuavam no transporte e na distribuição dos cigarros.

O maior número de prisões foi efetuada no RS, totalizando 33. MS e SP tiveram 26 detidos cada. Quatro pessoas foram presas no Paraná, duas em Goiás, uma no Ceará, três no Maranhão e duas no M ato Grosso. O número de detidos ainda pode aumentar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre contrabando de cigarros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página